Taça de Portugal deixa cair um dos “grandes” logo à partida

Há um clássico entre ?FC Porto e Sporting a centrar as atenções na ?3.ª eliminatória. O Benfica viaja até à Covilhã.

Foto
FC Porto e Sporting voltam a enfrentar-se, agora para a Taça Francisco Leong/AFP

FC Porto ou Sporting, um deles vai cair da escada da Taça de Portugal 2014-15 logo no primeiro degrau. O sorteio da 3.ª eliminatória, que nesta quinta-feira teve lugar em Lisboa, reservou um clássico no Estádio do Dragão para uma ronda agendada para 19 de Outubro, mas que poderá ser antecipada num ou dois dias pelos clubes que estão a competir na Europa.

Será a 220.ª vez que “dragões” e “leões” se encontram e a 37.ª na prova-rainha do futebol português, competição em que impera o equilíbrio: 13 vitórias do FC Porto, 11 empates e 12 triunfos do Sporting. De resto, nos últimos 20 jogos entre ambos para a Taça, 12 precisaram de ser decididos no prolongamento ou através de grandes penalidades. Uma das excepções foi o duelo mais recente, em 2009-10, que ficou para a história como um dos mais produtivos: a equipa nortenha impôs-se por 5-2, o mesmo resultado registado em 1951-52, então a favor dos lisboetas.

“A equipa irá ao Dragão com toda a garra e determinação, como candidata à conquista do troféu. É a nossa obrigação. Para estarmos no Jamor temos de ultrapassar obstáculos e, com todo o respeito, vamos ao Dragão para ultrapassar esta eliminatória”, reagiu Augusto Inácio, director do Sporting para o futebol. O FC Porto não teve nenhum representante no sorteio, mas Inácio tem uma convicção: “De certeza que o FC Porto também não queria defrontar o Sporting”.

Os dois rivais só numa ocasião mediram forças numa fase tão precoce da Taça — foi na época 1966-67 e os “azuis e brancos” saíram por cima (1-0), depois de um empate no primeiro jogo, em Lisboa (1-1). Nessa temporada, o troféu seria entregue ao V. Setúbal, depois de um triunfo sobre a Académica (3-2), no Jamor.

Para além do prato forte que será o encontro no Dragão, o sorteio ditou a deslocação do Benfica à Covilhã, onde não joga desde Maio de 1959. As duas equipas já se enfrentaram por 10 vezes para a Taça, sendo que foram sempre os “encarnados” a seguir em frente, em duelos aos quais não costumam faltar golos. E se as “águias” já golearam por 8-0 (1940-41) e 7-0 (1952-42), também ficou para a posteridade um empate muito inusual: 5-5, em 1950-51.

Apesar da diferença de realidades, o treinador do Sp. Covilhã acredita numa surpresa: “Se não houvesse janela de abertura, negociava-se a receita, o Benfica não vinha cá e nós também não jogávamos. Há sempre uma oportunidade, há sempre um dia mau para uma equipa e um dia bom para outra”, referiu à Antena 1 Francisco Chaló. O Benfica não se fez representar no sorteio.

Lista completa dos jogos da 3.ª eliminatória

Pedras Salgadas (CNS)-Trofense (II)
Chaves (II)-Cova da Piedade (CNS)
Gil Vicente (I)-Real Massamá (D)
Desportivo Aves (II)-Boavista (I)
FC Porto (I)-Sporting (I)
Moreirense (I)-Pedras Rubras (CNS)
Famalicão (CNS)-Pombal (CNS)
Olhanense (II)-Oriental (II)
Casa Pina (CNS)-Vizela (CNS)
Sporting Covilhã (II)-Benfica (I)
Sourense (CNS)-Santa Eulália (CNS)
Penafiel (I)-Tondela (II)
Santa Maria (CNS)-Académica (I)
Mortágua (CNS)-Fafe (CNS)
Ribeirão (CNS)-Torreense (CNS)
Nacional (I)-Alcananense (CNS)
Riachense (CNS)-Benfica e Castelo Branco (CNS)
Feirense (II)-Amora (D)
Marítimo (I)-Gondomar (CNS)
Serzedo (D)-Espinho (CNS)
Freamunde (II)-Felgueiras 1932 (CNS)
Coimbrões (CNS)-Rio Ave (I)
Paços de Ferreira (I)-Atlético Reguengos Monsaraz (CNS)
Atlético (II)-Beira-Mar (II)
Varzim (II)-Estoril-Praia (I)
Operário (CNS)-Tirsense (CNS)
Moura (CNS)-Vitória Guimarães (I)
Vitória Sernache (CNS)-Vieira (CNS)
Sporting Braga (I)-Alcains (D)
AD Oliveirense (CNS)-Belenenses (I)
Salgueiros 08 (CNS)-Oliveirense (II)
Vitória Setúbal (I)-Arouca (I)

Sugerir correcção
Ler 1 comentários