Vinte e seis épocas depois, novo duelo entre FC Porto e Benfica a fechar

Primeiro confronto entre os dois primeiros classificados da última Liga vai acontecer em Janeiro, na Luz. Sporting recebe “águias” na terceira jornada.

Foto
Em 2012-13, o FC Porto-Benfica no Dragão foi à 29.ª jornada Fernando Veludo/Nfactos

Na época passada foi na penúltima jornada, na próxima será na última: FC Porto e Benfica vão estar frente a frente, no Estádio do Dragão, na derradeira ronda da I Liga 2013-14. O sorteio, cada vez mais condicionado, do principal campeonato do futebol português, ditou ainda um derby lisboeta entre sportinguistas e benfiquistas, na terceira jornada. O Paços de Ferreira, equipa sensação da última prova, terá um início de campeonato terrível. Nas quatro primeiras jornadas, os pacenses vão defrontar o Sp. Braga, o FC Porto e o Benfica.

O duelo entre portistas e benfiquistas na última jornada da época 2013-14 é o grande destaque do sorteio das competições profissionais realizado esta quinta-feira, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto. A última vez que os dois primeiros classificados do último campeonato se defrontaram no fecho da prova aconteceu na longínqua temporada de 1987-88.

À época, os “dragões”, treinados por Tomislav Ivic, já eram campeões, e derrotaram, no Estádio das Antas, por 3-0, as “águias”, ainda a lamber as feridas após a derrota na final da Taça dos Campeões Europeus, frente ao PSV. Mais recentemente, na época 2002-03, houve outro duelo entre “grandes” a fechar o campeonato: o FC Porto, com o título já garantido, recebeu o Sporting e venceu, por 2-0.

Duelo final entre FC Porto e Benfica à parte, o sorteio ditou que as duas equipas vão estrear-se na prova fora de casa. Na primeira jornada, os portistas vão a Setúbal, enquanto os benfiquistas deslocam-se ao Funchal, para defrontar o Marítimo. Quanto ao Sporting, vai apadrinhar, no Estádio de Alvalade, a estreia do Arouca na principal competição do futebol nacional, destacando-se também o confronto entre Paços de Ferreira e Sp. Braga na ronda inaugural.

Os pacenses, terão, aliás, um início de época bastante complicado. Para além de disputarem o play-off de acesso à Liga dos Campeões, recebem o FC Porto na terceira jornada e, na ronda seguinte, deslocam-se ao Estádio da Luz. O Belenenses, que está de regresso ao principal escalão do futebol português, vai receber, no Estádio do Restelo, o Rio Ave.

Numa competição que tem início agendado para a 18 de Agosto, não será preciso esperar muito para acontecer o primeiro duelo entre “grandes”. Uma das várias condicionantes do sorteio da I Liga era a impossibilidade de existirem confrontos entre Benfica, FC Porto, Sp. Braga e Sporting nas primeiras duas jornadas, mas, logo na terceira ronda, haverá, em Alvalade, o derby entre “leões” e “águias”. Na jornada 8, será a vez de os portistas receberem os sportinguistas.

Na II Liga, que na época 2014-15 já será formada por duas séries de 11 equipas, foram criadas restrições ao nível das equipas B, que terão que se defrontar entre si nas últimas quatro jornadas de cada volta. Dada a circunstância de serem em número ímpar (cinco no total), haverá, em cada uma dessas rondas, uma excepção.
Nesta prova, destaque para um derby algarvio a abrir (Portimonense-Farense). D. Chaves e Ac. Viseu, que à semelhança dos farenses também regressam às competições profissionais, também começam fora: os visienses vão a Moreira de Cónegos e os flavienses defrontam, nos Açores, o Santa Clara.

Calendário da primeira jornada
V. Setúbal-FC Porto
P. Ferreira-Sp. Braga
Estoril-Nacional
V. Guimarães-Olhanense
Belenenses-Rio Ave
Sporting-Arouca
Gil Vicente-Académica
Marítimo-Benfica
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar