Izmailov já rendeu juros ao FC Porto num jogo “sem” guarda-redes

O campeão nacional derrotou em casa o Paços de Ferreira, com um golo de Alex Sandro e outro do ex-sportinguista. Os guarda-redes Helton e Cássio não fizeram uma única defesa.

Foto
Francisco Leong/AFP

Alex Sandro abriu o marcador num lance afortunado e Marat Izmailov, com uma estreia feliz no Estádio do Dragão, confirmou o triunfo (2-0) do FC Porto frente ao Paços de Ferreira, num jogo da Liga em que os guarda-redes das duas equipas não realizaram qualquer defesa. No caso de Helton, porque os visitantes, apesar de terem criado os problemas esperados aos donos da casa para um 4.º classificado, quase não conseguiram ameaçar a baliza; no caso de Cássio, porque os “dragões”, exceptuando os dois golos, remataram sempre ao lado ou por cima.

Tanto o lateral-esquerdo brasileiro como o reforço russo se estrearam a marcar no Dragão com a camisola portista. Alex Sandro, que já tinha marcado ao Nacional, na Madeira, na época passada, desbloqueou, com um cruzamento-remate logo a seguir ao intervalo, um cenário que estava difícil para o FC Porto, quer por causa do acerto dos pacenses, quer pela sua própria falta de dinamismo, pontaria e qualidade no passe. O ex-sportinguista, que já tinha jogado uns minutos contra o Benfica, entrou aos 59’ e bateu Cássio aos 78’, depois de uma jogada na direita de outro suplente, Kelvin. Izmailov, que já tinha marcado no Dragão pelo Sporting na Taça de Portugal, não demorou muito a fazer um golo pelo FC Porto.

Apesar da derrota, o saldo da primeira volta do campeonato para o Paços de Ferreira é bastante positivo, pois sofreu somente dois desaires, e com os dois da frente. Para o FC Porto, que igualou os pontos do Benfica e fica agora à espera do que fará o seu rival em Moreira de Cónegos, a primeira volta só terminará depois de cumprir a visita atrasada ao Bonfim, na quarta-feira.

Os “castores” chegaram ao Dragão com o moral em alta — e a um ponto de uma posição de Liga dos Campeões. Nunca tinham chegado a esta altura do campeonato tão em cima na classificação (4.º), com tantos pontos (25), com tão poucas derrotas (1) e tão poucos golos sofridos (10). A meio da semana carimbaram o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, enquanto na Liga somavam nove jogos seguidos sem perder, a sua melhor série de sempre. A primeira parte, apesar das tentativas de Defour, Moutinho e Jackson, manteve o ciclo a salvo. Cícero, à entrada da área, desperdiçou a melhor chance dos visitantes.

Mas pela 14.ª vez em 17 visitas ao recinto do FC Porto, o Paços de Ferreira acabaria derrotado. O cruzamento mal
bem medido de Alex Sandro desequilibrou a balança. O Paços arriscou mais, mas os resultados práticos foram nulos. À excepção de uma jogada individual de Alex Sandro na esquerda e um falhanço de Otamendi - novamente com um remate ao lado -, a emoção só voltou ao jogo com o golo de Izmailov. O FC Porto ainda não perdeu qualquer ponto em casa.

Sugerir correcção
Comentar