Basquetebol: vitórias essenciais para Benfica e FC Porto

Equipas portuguesas mantêm possibilidades de apuramento na Taça FIBA Europa.

Foto
Foto: FIBA Europa.

Benfica e FC Porto mantiveram vivas as hipóteses de apuramento para a próxima fase da Taça FIBA Europa, depois de ambos terem conseguido a segunda vitória em cinco jogos nos seus grupos. O tetracampeão nacional obteve um triunfo muito folgado sobre o Sopron (Hungria), na Luz, por 91-62, enquanto os “dragões” ganharam na Holanda ao ZZ Leiden (62-70).

O cenário é semelhante para ambos. Já com o apuramento directo fora do alcance desde a ronda anterior, ainda podem aspirar a ser um dos dois melhores terceiros da Conferência 1. Tanto o Benfica como o FC Porto derrotaram as equipas mais frágeis dos seus grupos — ainda sem qualquer triunfo — para assegurar de vez o 3.º lugar e, para seguir em frente, têm, no mínimo, de vencer na derradeira jornada, dentro de uma semana, em casa, o líder invicto, respectivamente o Antuérpia Giants e o Fraport Skyliners.

O êxito benfiquista foi suportado nas excelentes exibições do seu duo interior. O poste Ivica Radic conseguiu 38 pontos, com um acerto de 77% nos lançamentos de campo (17

22), e nove ressaltos e o extremo-poste Jeremiah Wilson terminou com 21 pontos, 14 ressaltos e sete assistências. A pontuação de Radic é o novo máximo individual da competição.

A margem do triunfo pode ser importante para as contas do apuramento.

Quanto ao FC Porto, se na primeira volta derrotou facilmente o adversário holandês (77-51), desta vez a diferença foi feita essencialmente no início do segundo período, quando obteve um parcial de 0-10 que cavou uma diferença (12-23) que conseguiu gerir até ao fim.

Os “azuis e brancos” foram liderados por José Silva (15 pontos), pelos norte-americanos Brad Tinsley (17) e Nick Washburn (13) e pelo espanhol Albert Fontet (dez ressaltos).

A próxima fase da competição está reservada a 32 equipas, que também serão divididas em grupos de quatro.

Sugerir correcção
Comentar