Com muitas poupanças e pouco suor, o FC Porto cumpriu o objectivo

“Dragões” venceram o Vitória de Setúbal com um golo de penálti de Moutinho e garantiram o apuramento para as “meias” da Taça da Liga. Segue-se o Rio Ave.

Foto
Moutinho marcou o seu quarto golo esta época Fernando Veludo/nFactos

A exibição foi assim-assim, mas, a quatro dias da uma importantíssima deslocação ao Estádio da Luz, era pouco sensato exigir mais. Sem alguns dos pesos-pesados da equipa, o FC Porto derrotou o Vitória de Setúbal por 1-0 e alcançou o mais importante: o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. Os sadinos, que também abdicaram de alguns titulares, apenas provocaram uns pequenos sustos aos “dragões”.

Já com o jogo frente ao Benfica em mente, Vítor Pereira não poupou nas poupanças. O treinador deixou de fora da convocatória James (lesionado), Jackson e Helton, mas, quando o encontro se iniciou, o técnico tinha sentado ao seu lado Lucho, Otamendi, Alex Sandro e Varela. A revolução no “onze” fez-se sentir, principalmente, no ataque e, num sector onde não abundam as opções, Sebá teve que ser resgatado à equipa B. O brasileiro completou o trio de ataque com Kelvin e Defour. Destaque ainda para o regresso de Maicon, que já não jogava desde 2 de Novembro.
 
Os sadinos, que somaram três derrotas nos últimos três jogos do campeonato, com uma média de quatro golos, também abdicaram de alguns habituais titulares. Apesar de ter escolhido os mesmos atletas que estiveram em Coimbra, no passado fim-de-semana, José Mota deixou de fora do “onze” jogadores como Ney Santos, Cristiano ou Meyong.

Tal como o final de tarde na cidade do Porto, a partida foi quase sempre fria. Os “dragões” beneficiaram da primeira oportunidade aos 7’ (remate de Sebá defendido por Kieszek), mas os sadinos foram, aos poucos, aproveitando a lentidão do futebol portista para ganhar confiança, e Kieszek apenas voltou a ter trabalho aos 33’: Moutinho isola Sebá, que finta o guarda-redes do V. Setúbal, mas depois o brasileiro atrapalha-se com a bola e Kieszek mata a jogada.

Para os sadinos, a melhor ocasião na primeira parte surgiu aos 42’ (Mangala salvou os “dragões), mas na jogada seguinte o FC Porto marcou: numa disputa de bola entre Nélson Pedroso e Sebá na área, o brasileiro acabou por cair e o árbitro João Capela, numa decisão que deixou muitas dúvidas, assinalou grande penalidade. Moutinho agradeceu para fazer o único golo do jogo.

No recomeço, Alex Sandro e Lucho surgiram nos lugares de Maicon e Fernando, em mais um acto de gestão de Vítor Pereira. Os sadinos ainda arriscaram, com as entradas de Meyong e Cristiano, mas os últimos 45 minutos foram tranquilos para os “dragões”, que apenas venceram pela margem mínima por mérito de Kieszek, o homem do jogo.

Ficha de Jogo

FC Porto, 1

V. Setúbal, 0

Estádio do Dragão, no Porto. Espectadores 12.808

FC Porto Fabiano, Danilo, Abdoulaye, Maicon (Alex Sandro, 46’), Mangala, Fernando (Lucho, 46’), João Moutinho, Castro, Defour (Varela, 60’), Kelvin e Sebá. Treinador Vítor Pereira

V. Setúbal Kieszek, Pedro Queirós, Amoreirinha, Jorge Luiz, Nelson Pedroso (Meyong, 52’), Bruno Amaro, Bruno Turco, Bruno Gallo (Cristiano, 52’), Bruninho, Pedro Santos e Jorginho (Paulo Tavares, 73’). Treinador José Mota?

Árbitro João Capela (Lisboa). Amarelos Kelvin (31'), Meyong (37'), Cristiano (63’), Pedro Santos (83'), Pedro Queirós (85'), Paulo Tavares (90'+3')

Golos 1-0 por João Moutinho (44' g.p.)    

 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar