FC Porto segue na Taça da Liga

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol deu razão ao FC Porto e mantém os portistas na Taça da Liga.

Foto
A FPF mantém o FC Porto na Taça da Liga Pedro Martinho

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou (por unanimidade) sobre os recursos do V. Setúbal e da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga a propósito da participação do FC Porto na Taça da Liga.

A decisão do órgão federativo mantém os campeões nacionais na prova, não considerando que os portistas tenham utilizado de forma irregular três jogadores na Taça da Liga.

O Vitória de Setúbal e a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de clubes tinham recorrido da decisão inicial do Conselho de Disciplina (CD), que absolveu o FC Porto e os futebolistas Fabiano, Seba e Abdoulaye, por alegada utilização irregular, ao contrário do que inicialmente o PÚBLICO tinha noticiado.

Os três futebolistas alinharam na terceira jornada da Taça da Liga, contra o Vitória de Setúbal, menos de 72 horas depois de terem alinhado pela equipa B, na II Liga.

Em 13 de Fevereiro, o CD entendeu que o artigo 13.º do anexo V do regulamento de competições, sobre a utilização de jogadores nas equipas B e principais, não se pode aplicar à Taça da Liga.

O artigo diz que “qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo”.

Na avaliação do CD, e fundamentação da improcedência, é tido em conta que a base da acusação era o artigo 13.º e que o mesmo está inserido no “regulamento de inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga”.

O FC Porto vai receber o Rio Ave nas meias-finais da Taça da Liga.     
 

Sugerir correcção
Comentar