FC Porto recebeu quase tanto como rivais juntos por ter jogadores no Mundial

O Bayern Munique foi o clube mais beneficiado pelo dinheiro entregue pela FIFA.

Foto
Jackson Martínez foi um dos jogadores do FC Porto no Mundial 2014 Eric Gaillard/Reuters

O FC Porto foi o clube português que recebeu mais dinheiro pela cedência de futebolistas às selecções que participaram no Mundial 2014, num total de 724 mil euros, quase tanto quanto encaixaram em conjunto o Benfica e o Sporting.

A equipa campeã nacional recebeu da FIFA pouco mais de meio milhão de dólares (cerca de 425 mil euros), enquanto os "leões" viram entrar nos seus cofres 405.767 dólares (perto de 343 mil euros), numa lista liderada pelos alemães do Bayern Munique, que encaixaram 1,73 milhões de dólares (aproximadamente 1,46 milhões de euros), anunciou nesta quinta-feira a Associação Europeia de Clubes.

O uruguaio Fucile, o argelino Ghilas, o francês Mangala, os colombianos Jackson Martinez e Quintero, o belga Defour, os mexicanos Herrera e Reyes e o português Varela foram os nove jogadores cuja presença no Mundial rendeu quase um milhão de euros ao FC Porto.

Do Benfica, estiveram presentes os argentinos Enzo Pérez, Garay, o uruguaio Maxi Pereira, e os portugueses Rúben Amorim e André Almeida, enquanto o argentino Rojo, o argelino Slimani e os portugueses Rui Patrício e William Carvalho foram os representantes do Sporting.

Além dos três ‘grandes’, mais seis clubes portugueses foram contemplados com os prémios da FIFA: Sporting de Braga (242 mil euros), Académica (74 mil euros), Sporting da Covilhã (34 mil euros), Vitória de Guimarães (27 mil euros), Moreirense (27 mil euros) e Feirense (24 mil euros).

No total, a FIFA pagou 70 milhões de dólares (cerca de 59 milhões de euros) aos 396 que cederam jogadores às selecções presentes no Campeonato do Mundo que se realizou no Brasil, com destaque também para o Real Madrid e o Chelsea, segundo e terceiro mais beneficiados, respectivamente, com 1,29 e 1,25 milhões de dólares (1,1 e 1 milhão de euros).

O valor pago pelo organismo que rege o futebol mundial depende não apenas do número de jogadores de cada clube que esteve presente na fase final, mas também da duração da sua estada no Brasil, em função do desempenho da respectiva selecção.

A Alemanha sagrou-se campeã mundial, ao vencer na final a Argentina por 1-0, após prolongamento, num torneio em que a selecção portuguesa não passou da primeira fase.

Sugerir correcção
Comentar