FC Porto passa dos prejuízos aos lucros no primeiro trimestre de 2015

As contas da SAD portista melhoraram face a período idêntico do ano passado.

Foto
A SAD do FC Porto, liderada por Pinto da Costa, registou bons resultados no primeiro trimestre de 2015 Fernando Veludo/NFactos

A Futebol Clube do Porto SAD registou um lucro de 553 mil euros no trimestre de 1 de Janeiro a 31 de Março, uma melhoria face aos 9,4 milhões negativos apresentados em igual período do exercício anterior.

A comunicação da SAD do FC Porto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) realça ainda a integração da EuroAntas, sociedade cuja principal actividade é a exploração do Estádio do Dragão, no perímetro de consolidação da FC Porto – Futebol, SAD, considerando que esta tem um impacto "reduzido em termos de resultados, mas bastante significativo na situação patrimonial do grupo".

De acordo com a SAD portista, o capital próprio consolidado atingiu os 55,1 milhões de euros em 31 de Março, com a integração da EuroAntas e com o aumento de capital social da FC Porto – Futebol, SAD em 37,5 milhões de euros, mediante a emissão de acções preferenciais sem voto. Na sequência daquele aumento do capital, que foi integralmente subscrito pelo Futebol Clube do Porto, o capital social da Sociedade ascende agora ao valor total de 112,5 milhões de euros.

A SAD do FC Porto realça ainda que os proveitos operacionais, excluindo passes dos jogadores, cresceram 4,1 milhões de euros face ao período homólogo, atingindo agora os 20 milhões, justificados com o incremento das receitas obtidas pela participação nas provas europeias.

Já os custos operacionais, excluindo custos com passes de jogadores, aumentaram 14%, equivalente a 3,5 milhões de euros, acompanhando o acréscimo dos custos com o plantel. A SAD salienta, no entanto, o facto de, no terceiro trimestre deste exercício, terem sido registados os prémios associados à performance desportiva da equipa nas competições europeias, nas quais atingiu os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Os resultados com transações de passes de jogadores atingiram os 22,9 milhões de euros neste trimestre, o que representa um crescimento de 13,5 milhões de euros face ao período homólogo, justificando o FC Porto que o facto se deve principalmente à mais-valia obtida com a venda dos direitos desportivos do jogador brasileiro Danilo ao Real Madrid, por 31,5 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar