Hernâni acabou o que Danilo e Alex Sandro começaram

Extremo anotou o último golo do triunfo (3-1) do FC Porto sobre o Rio Ave, em Vila do Conde, e estreou-se a marcar pela sua equipa. Portistas mantêm atraso de três pontos para o Benfica.

Foto
O FC Porto ultrapassou o Rio Ave sem grandes dificuldades Miguel Vidal/Reuters

Danilo e, especialmente, Alex Sandro empurraram a sua equipa para a frente em Vila do Conde, ajudaram-na a ter uma vantagem de 0-2 ao intervalo, mas foi com a estreia de Hernâni a marcar perto do fim que o FC Porto descansou de vez e garantiu um triunfo (3-1) sobre o Rio Ave, em Vila do Conde. A equipa de Lopetegui foi superior, nomeadamente no primeiro tempo, mas um golo de Tarantini chegou a dar alguma incerteza ao resultado quando os visitantes pareciam ter o jogo controlado.

Rápido a recuperar a bola e com Quaresma novamente muito activo do lado direito do seu ataque, o FC Porto entrou bem melhor do que o Rio Ave, que há pouco tempo foi capaz de ganhar ao Benfica no seu estádio. Mas a pior equipa em campo na primeira meia hora foi a de arbitragem liderada por Vasco Santos.

Aos 8’, invalidou mal um golo a Brahimi, por fora-de-jogo inexistente do franco-argelino.

Foto

Depois, o FC Porto chegou mesmo à vantagem, aos 25’, graças a um golo de penálti de Quarema, depois de um lance entre Danilo e Marvin Zeegelar. No entanto, o lateral brasileiro estava em posição irregular no início do lance, que começou com um remate à trave de Quaresma.

Entre estes dois momentos, Ederson tinha tido necessidade de brilhar duplamente numa jogada em que o FC Porto teve quatro remates, o último deles desperdiçado por Quaresma.

O Rio Ave respondeu finalmente aos 30’, com Ukra a rematar ligeiramente por cima.

O lance mais perigoso dos locais na primeira metade foi protagonizado por Jebor (41’), mas começou num erro de Herrera, que Fabiano solucionou.

Antes mesmo do intervalo, o FC Porto dobrou a vantagem, num lance fabricado pelos seus dois laterais. Alex Sandro, neste sábado o jogador mais ofensivo dos portistas, reteve a bola até encontrar Danilo no corredor central e este, um pouco fora da área, fez um bom remate que evitou Nélson Monte e entrou junto ao poste.

No reatamento, o FC Porto perdeu duas boas ocasiões para aumentar a vantagem, quando Aboubakar não resolveu rapidamente e, mais tarde, Monte substituiu Ederson na baliza para interceptar um remate de Alex Sandro. O lateral-esquerdo voltou a estar perto do golo aos 52’, com o guarda-redes adversário a revelar muita atenção.

Um pouco antes, Jebor esteve muito de perto de reduzir num cabeceamento após um canto e o Rio Ave voltou mesmo ao jogo, quando Tarantini aproveitou um bom trabalho de Zeegelar para marcar pela terceira vez na carreira ao FC Porto (71’).

Seguiram-se cerca de dez minutos de incerteza, mas sem oportunidades, até Aboubakar isolar Hernâni para o 3-1, aos 83’. Benfica e FC Porto mantêm-se separados por três pontos. O Rio Ave continua numa posição tranquila.

Sugerir correcção
Comentar