FC Porto ganha no arranque a meio gás

Basquetebol: vitória dos "dragões" sobre o Eléctrico em jornada incompleta devido ao boicote dos árbitros.

Foto

Começou com bronca a Liga de Basquetebol. Barcelos, FC Porto e Oliveirense são os primeiros comandantes da prova, mas deviam ter a companhia de mais duas equipas na frente da classificação após a jornada inaugural, agendada para este sábado. Dois dos cinco encontros programados não se efectuaram por causa do boicote dos árbitros e dos oficiais de mesa relacionado com o atraso no pagamento de verbas relativas à temporada anterior.

O Benfica-Vitória de Guimarães, entre os dois finalistas da época passada, e o Ovarense-Maia Basket foram adiados por falta de elementos suficientes para garantir a realização dos jogos. E para este domingo, com mais cinco partidas agendadas (2.ª jornada), as dificuldades poderão repetir-se.

Entretanto, o FC Porto garantiu um regresso vitorioso à Liga, depois de três anos ausente da competição. Os “dragões” foram a Ponte de Sor vencer confortavelmente por 61-78 o Eléctrico, equipa que fez o seu primeiro jogo de sempre no escalão principal. O encontro começou com 20 minutos de atraso e foi apitado apenas por dois árbitros, em vez da habitual tripla.

Com um “clássico” agendado para este domingo com a Ovarense, de dificuldade mais elevada, Moncho López rodou a equipa num jogo que os locais só conseguiram equilibrar no 1.º período (15-15). O espanhol Ferrán Ventura foi o melhor marcador dos portistas e da partida, com 19 pontos. Seguiram-no, na marcação de pontos, os reforços Nick Washburn (13) e José Silva (12). No Eléctrico, o único clube com um plantel constituído só por jogadores formados em Portugal, destacaram-se os postes Josimar Cardoso (15) e Ekjersey Viana (13).

Tal como o FC Porto, o Barcelos entrou no campeonato com um triunfo por 17 pontos (70-53 em casa, perante o Lusitânia), suportado por 12 triplos. Graças a um grande 4.º período (25-12), a Oliveirense também não falhou no seu recinto e derrotou o CAB Madeira, por 69-58.

Sugerir correcção
Comentar