No meio das estreias sonantes, brilhou Aboubakar

Reforços do FC Porto mostraram qualidade, mas foi o camaronês o mais decisivo no triunfo sobre o Vitória de Guimarães no arranque do campeonato para as duas equipas.

Foto
Aboubakar marcou os dois primeiros golos do FC Porto frente ao Vitória FRANCISCO LEONG/AFP

Iker Casillas realizou bem o seu trabalho, Maxi Pereira foi decisivo em dois golos e Imbula brilhou, mas o maior destaque do triunfo do FC Porto em casa sobre o Vitória de Guimarães (3-0) já estava no Dragão desde a época passada.

Autor dos dois primeiros golos do encontro — ainda que no inaugural tenha contado com um desvio decisivo de um adversário —, Vincent Aboubakar encaminhou a estreia vitoriosa aos “dragões” e deixou indicações de que poderá ser o substituto de Jackson Martínez.

Depois de ser dominado na primeira parte, o conjunto vimaranense entrou bem após o intervalo, mas o segundo golo portista acabou rapidamente com a sua reacção.

Foto

Foi com cinco reforços no “onze” e ainda sem patrocínio nas camisolas que a equipa portista se apresentou para o seu primeiro jogo oficial.

O ex-guarda-redes do Real Madrid, o ex-lateral do Benfica, o médio francês, Danilo Pereira e o regressado Varela fizeram todos exibições positivas, mas foi o ponta-de-lança camaronês a mercer o título de MVP do jogo. Marcou, assistiu e foi um problema para a defesa contrária.

Casillas tocou logo na bola nos primeiros segundos, fez a primeira defesa aos 11’, mas foi na forma como resolveu a iniciativa de Alex (27’) e o remate de Tozé (51’), que na altura evitou o empate, que se destacou.

O Vitória de Guimarães fez o terceiro jogo oficial na temporada, teve problemas nos corredores laterais e o mérito de empurrar o FC Porto para a sua área nos dez minutos iniciais da segunda metade, mas não conseguiu competir com um adversário que é naturalmente superior. O extremo Alex foi o mais perigoso.

Foi do lado esquerdo portista, ajudado pela vontade de Imbula de jogar para a frente, que surgiu, cedo, o primeiro golo (8’).

Varela colocou em Alex Sandro, este meteu na área para o remate de primeira de Aboubakar, mas o desvio em João Afonso desviou a bola do sentido que levava e traiu Douglas.

Até ao intervalo, o ponta-de-lança ainda arranjou tempo para oferecer o golo a Imbula e Herrera, mas os seus colegas não conseguiram aumentar a vantagem, destacando-se a assistência para o mexicano e o falhanço flagrante deste quando se encontrava sozinho e nem conseguiu acertar na bola.

O Vitória endireitou-se após o descanso, mas uma recuperação de bola de Maxi e uma rápida assistência deste para Aboubakar deixaram o FC Porto com uma vantagem mais tranquila (61’), já depois de João Afonso ter evitado o golo de Tello em cima da baliza.

O camaronês não andou depois longe do hat-trick, mas quem marcou foi Varela, numa combinação com Maxi, nos últimos minutos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários