Casillas fez a diferença no duelo entre FC Porto e Valência

Os “dragões” somaram o segundo jogo consecutivo sem marcarem golos nesta pré-temporada. Triunfo chegou no desempate por penáltis.

Foto
Lopetegui ainda tem trabalho a fazer na equipa do FC Porto GENYA SAVILOV/AFP

O FC Porto empatou a zero com o Valência, repetindo o resultado que tinha registado no passado fim-de-semana, dessa vez, frente ao Schalke 04.

Apesar do empate no final dos 90 minutos, o triunfo no desempate por penáltis (5-4) deixou em aberto a possibilidade de os portistas conquistarem a Colónia Cup em futebol.

O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas foi decisivo, ao defender a derradeira grande penalidade, negando o golo ao português João Cancelo, do Valência, e deixando tudo em aberto para o jogo de domingo com os ingleses do Stoke City.

O FC Porto, com Iker Casillas, Marcano e Aboubakar a serem os únicos a somar a terceira presença consecutiva no "onze", entrou bem no jogo e dispôs, nos primeiros quatro minutos, de duas ocasiões de perigo junto à baliza do Valência.

Aboubakar, aos dois minutos, rodou, rematou e contou ainda com um ressalto para ver a bola embater na barra da baliza defendida pelo australiano Matthew Ryan e, dois minutos volvidos, Danilo Pereira rematou com perigo ao lado do poste esquerdo.

Aos nove minutos, na marcação de um pontapé de canto por Tello, a bola atravessou a pequena área do Valência sem que nenhum jogador do FC Porto surgisse para fazer o desvio para o fundo da baliza.

O Valência, orientado pelo ex-portista Nuno Espírito Santo, e com muitas caras conhecidas no "onze", nomeadamente João Cancelo, Enzo Pérez e Rodrigo (ex-Benfica), Danilo (ex-Sp.Braga) e Otamendi (ex-FC Porto), só aos 13 minutos, por Pablo Piatti, rematou com perigo à baliza defendida por Iker Casillas.

Aboubakar, aos 28 minutos, a centro de Maxi Pereira, procurou visar sem êxito a baliza do Valência, após o que o encontro entrou num período de parcial estagnação, excepção feita a alguns lances individuais de Brahimi e do remate de André André, aos 45 minutos.

No início da segunda parte, uma distracção defensiva portista quase dá golo ao Valência, aos 49 minutos, mas o recém-entrado Martins Indi deu a corpo à bola rematada por Dani Parejo.

O encontro, com as muitas alterações operadas, entrou num período morno até aos 70 minutos, altura em que por duas vezes, por Rúben Neves e por Martins Indi, na sequência de um canto, voltou a criar perigo para a baliza do Valência.

O ascendente do FC Porto ao longo do jogo não se concretizou em golos, pese o domínio exercido ao longo de praticamente todo o encontro, e a partida chegou ao fim com um remate de Sérgio Oliveira à barra.

Com a decisão do vencedor na partida, como ditam os regulamentos do torneio, empurrada para a marcação de grandes penalidades, o guarda-redes Iker Casillas foi decisivo, defendendo o remate do português João Cancelo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários