FC Porto diz estar preparado para o “desafio colossal” de Munique

Julen Lopetegui garantiu na antevisão da segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões que não perde “energias a pensar em quem vai jogar ou não no Bayern”, mas deixou os jornalistas sem resposta a uma pergunta: “Já prometeu ao presidente a final?”

Foto
O FC Porto treina pela última vez antes de jogar contra o Bayern Munique CHRISTOF STACHE/AFP

Foram 14 minutos, 14 perguntas e apenas um sorriso. Julen Lopetegui enfrentou na segunda-feira os jornalistas no centro de imprensa da Allianz Arena, em Munique, e o “desafio colossal” que terá pela frente na noite de terça-feira, a partir das 19h45, quando o FC Porto começar a defender a vantagem de dois golos conquistada na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões não fez o basco mudar um milímetro da sua postura habitual. Pouco preocupado com quem vai ou não jogar pelo Bayern, Lopetegui garantiu que os portistas estão preparados “para o que vai acontecer” e apenas desfez o ar sisudo após uma questão: “Já prometeu a final ao presidente?”

No FC Porto é certo que não haverá Danilo e Alex Sandro, no Bayern Munique não se sabe se Franck Ribéry ou Bastian Schweinsteiger estarão no “onze” de Guardiola, mas perante a insistência dos jornalistas, Julen Lopetegui não se cansou de bater na mesma tecla: “Não perco demasiadas energias a pensar em quem vai jogar ou não no Bayern. Estou à espera de um grande rival, esteja quem esteja, incluindo o Ribéry. Temos que dar resposta a todas as situações de jogo.”

A conferência de imprensa, no entanto, começou como um prolongamento de uma outra que se tinha realizado no mesmo local, meia dúzia de horas antes, também com um espanhol como protagonista. Confrontado com as afirmações de Pep Guardiola, que afirmou que Jackson “infiltrou-se e fez um esforço sobre-humano para jogar” na primeira mão, Lopetegui franziu o olho e mostrou um enorme desconforto com as declarações do seu amigo treinador do Bayern: “Não! Jamais jogaríamos com um jogador infiltrado. E não tenho mais nada para dizer sobre isso.”

Sem Danilo e Alex Sandro, o FC Porto perderá duas das suas principais armas, mas Lopetegui desvalorizou as ausências e escondeu o jogo: “Faremos duas, três ou quatro alterações, não sei.” Sobre a táctica, a receita voltou a ser a mesma e não houve direito a pistas. “Não somos uma equipa que apresente muitas surpresas. Quando tivermos a bola vamos atacar, quando não a tivermos vamos defender. Como vamos atacar? Veremos amanhã [hoje].”

Sobre a importância do confronto com o Bayern, o basco diz que “evidentemente é um dos jogos mais importantes da época” e garante saber que “será preciso um grande esforço para competir contra uma das maiores equipas da história”. “Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas temos esperanças. Estamos preparados para o que vai acontecer e será um desafio colossal. Vamos defrontar o principal favorito a ganhar a competição. Fizemos um grande trabalho desde a pré-eliminatória para chegar até aqui. Vamos lutar e sonhar que podemos ser protagonistas num cenário destes”, sublinhou o técnico dos “azuis-e-brancos”.

Crítico da arbitragem na primeira mão, Lopetegui deu um voto de confiança a Martin Atkinson, o inglês que terá a responsabilidade de apitar o duelo entre alemães e portugueses:  “Em relação ao jogo da primeira mão já falámos sobre decisões que, no meu entender, não foram as mais acertadas, mas tenho confiança de que o árbitro vai fazer um bom trabalho. Espero que tenha sorte e que faça um bom trabalho.”

A cara fechada de Lopetegui ao longo dos 14 minutos que durou a conferência de imprensa alterou-se, porém, após uma pergunta: “Já prometeu ao presidente a final?”. Com Pinto da Costa à sua frente na sala de imprensa, o treinador do FC Porto sorriu, mas deixou os jornalistas sem resposta: “As minhas conversas com o presidente são privadas.”

Tema de conversa foi ainda o ambiente adverso que os “dragões” deverão encontrar no Allianz Arena. Lopetegui desvalorizou o facto – “Vamos jogar os quartos-de-final e é natural que o Bayern tenha um apoio massivo dos seus adeptos em casa” -, mas não se esqueceu da despedida que a equipa portista teve no aeroporto Francisco Sá Carneiro, quando embarcou rumo a Munique: “Teremos o apoio dos adeptos que estiveram no aeroporto. O carinho deles vai servir para nos dar mais energia.”

Ausente na primeira mão, Iván Marcano é uma das poucas certezas na defesa do FC Porto para a partida. O defesa espanhol deverá formar com Maicon a dupla de centrais, entrando Ricardo para o lado direito e Martins Indi para o flanco esquerdo. Ao lado de Lotepegui, Marcano não lamentou as baixas na equipa e destacou a qualidade das opções à disposição do técnico “azul e branco”: “Temos a sorte de ter um grande plantel e isso ajuda a fazer três jogos em três dias. Confiamos em todos os jogadores e os que entrarem vão estar bem. Fizemos um grande trabalho nos dois primeiros [Bayern e Académica em casa], só falta o terceiro.”

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários