FC Porto segue em frente na Taça à custa do detentor do troféu

Triunfo dos “dragões” (2-0) foi construído ainda na primeira parte. Depois do triunfo no Jamor na época passada, o V. Guimarães sai cedo da competição, num jogo em que voltou a mostrar debilidades.

Fernando marcou o primeiro golo do jogo
Fotogaleria
Fernando marcou o primeiro golo do jogo Foto: Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Foto: Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Foto: Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Foto: Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Foto: Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Foto: Fernando Veludo/nFactos

O FC Porto deixou para trás o vencedor da Taça de Portugal da temporada passada e garantiu o apuramento para os oitavos-de-final da prova. Frente ao Vitória de Guimarães, a equipa de Paulo Fonseca não fez uma grande exibição, mas construiu o suficiente durante a primeira parte para garantir um triunfo consistente, por 2-0.

Fernando e Jackson fizeram os golos dos “dragões” num jogo em que Lucho González voltou a mostrar a intensidade e a qualidade que fazem dele a principal figura da equipa neste momento, assinando as duas assistências e uma exibição aplicada durante os 70 minutos em que esteve em campo. Já o Vitória não vai conseguir repetir o brilharete da temporada passada, quando bateu o Benfica na final do Jamor (2-1).

De resto, os vimaranenses não mostraram grandes argumentos que lhes permitissem manter-se em prova, voltando a evidenciar carências defensivas e uma fraca produção ofensiva, que já tinha ficado patente no encontro de quinta-feira frente ao Betis, para a Liga Europa.

O jogo também não correu de feição aos homens da casa, já que o FC Porto chegou à vantagem relativamente cedo (15’) num lance feliz. O que parecia ser um mau cruzamento de Fernando acabou dentro da baliza defendida por Assis — o habitual titular, Douglas, estava castigado ao abrigo de um processo sumário. O médio portista tem, no entanto, o mérito de se ter libertado do bloqueio táctico no meio-campo que marcou os primeiros minutos do encontro, subindo pela direita e combinando com Lucho antes da definição do lance.

Os dez minutos seguintes mostraram um Vitória paralisado, concedendo duas ocasiões de golo aos jogadores contrários: Jackson (19 ‘) rematou ligeiramente ao lado do poste esquerdo e Mangala, de bicicleta, podia ter marcado logo a seguir (21’). Mas a equipa de Rui Vitória subiu de produção e começou a aproximar-se com maior perigo da área contrária, ainda que sem criar uma ocasião clara de golo, com o jovem extremo Ricardo Gomes em bom plano e Maazou a dar trabalho aos defesas portistas.

Todavia, o FC Porto pareceu confortável sem bola, aproveitando sempre que podia para sair para o contra-ataque e foi sempre a equipa com as melhores ocasiões no encontro. Num desses lances em que imprimiu velocidade na construção, chegou ao segundo golo por intermédio de Jackson Martínez (41’). Lucho libertou-se bem da marcação e ganhou o espaço na diagonal, cruzou para o segundo poste, onde o ponta-de-lança apareceu a finalizar. Antes, o avançado colombiano já tinha deixado dois avisos em lances em que trabalhou bem sobre os defesas contrários (29’ e 37’), acabando por marcar na primeira vez que foi servido à boca da baliza.

O segundo golo deixou o FC Porto ainda mais confortável e, no segundo tempo, continuou a explorar sobretudo o contra-ataque. Quanto ao Vitória, não se entregou e manteve o jogo vivo, tentando reduzir a desvantagem desde o minuto inicial da segunda parte. Cinco minutos depois do reatamento, os da casa tiveram a sua melhor oportunidade, num lance em que Maazou ganhou em velocidade a Otamendi e rematou com pouco ângulo mas com perigo para Fabiano fazer uma boa defesa.

O jogo foi ficando mais aberto, com o Vitória a melhorar a sua dinâmica, mas não houve grandes oportunidades de golo e nem a expulsão de Mangala, aos 80 minutos, por suposta mão na bola, deu novos argumentos à formação visitada para evitar o apuramento do FC Porto para a próxima fase da Taça de Portugal.
 
 
FICHA DE JOGO
Vitória de Guimarães-FC Porto, 0-2

Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Espectadores: cerca de 10.000.

Vitória de Guimarães Assis, Pedro Correia (Crivellaro, 82'), Paulo Oliveira, Moreno, Addy, Leonel Olímpio, André Santos (Tiago Rodrigues, 60'), André André, Ricardo (Tomané, 74'), Barrientos e Maazou.
Treinador Rui Vitória.

FC Porto Fabiano, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Defour, Josué (Maicon, 83'), Lucho Gonzalez (Carlos Eduardo, 68'), Varela (Kelvin, 60') e Jackson Martinez.
Treinador Paulo Fonseca.

Árbitro Jorge Sousa (Porto).
Amaerlos Mangala (44' e 80'), Pedro Correia (67'), Fabiano (69'), André André (72'), Josué (83'), Maicon (86') e Defour (87'). Vermelho por acumulação de amarelos Mangala (80').
 
Golos 0-1, por Fernando, aos 15'; 0-2, por Jackson Martinez, aos 41'.
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar