Com três tiros certeiros, o FC Porto conquistou Roma

Com golos de Felipe, Layún e Corona, os “dragões” ganharam na capital italiana, por 3-0. Portistas juntam-se a Benfica e Sporting e, pela quinta vez, Portugal terá três equipas na fase de grupos da Champions

Foto
Reuters

Pela sexta época consecutiva, o FC Porto vai marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Após o empate (1-1) da primeira mão do play-off, os portistas chegaram em desvantagem a Roma, mas um golo de Felipe, aos oito minutos, deu aos “azuis e brancos” a serenidade necessária para conquistarem, sem sobressaltos, a eliminatória frente à AS Roma, que após ficar reduzida a nove jogadores, sofreu mais dois golos, marcados por Layún e Corona. 

Quando Nainggolan, aos 80 segundos, obrigou Casillas a fazer uma defesa difícil, parecia que o filme da primeira mão, onde a AS Roma criou muitos problemas ao FC Porto na meia hora inicial, iria repetir-se, mas a viagem dos “dragões” à capital transalpina foi muito mais tranquila do que previsto. Apesar de ter beneficiado de duas expulsões nos italianos, que no total da eliminatória jogaram mais de 90 minutos em inferioridade numérica, o FC Porto chegou à vantagem antes de De Rossi e Palmieri verem, justificadamente, o vermelho e, enquanto estiveram 11 contra 11 em campo, os romanos raramente criaram problemas a Casillas. 

Após a aposta falhada na titularidade de Adrián, Nuno voltou à fórmula (4x3x3) com que iniciou a época em Vila do Conde, e o regresso do habitual trio de meio campo (Danilo-Herrera-André André) ajuda a explicar o êxito “azul e branco”. Se a opção de Nuno revelou-se acertada, as escolhas de Spalletti foram um fiasco. Sem Vermaelen, expulso no Dragão, o técnico italiano fez recuar De Rossi para o centro da defesa, colocando Paredes no meio campo. Com esta decisão, Spalletti entregou o ouro (luta a meio campo) ao adversário. 

Depois de se queixar da falta de eficácia contra o Estoril, Nuno não podia desejar um melhor arranque: aos 8’, Felipe colocou o FC Porto em vantagem. A vencerem e perante um rival previsível, os “dragões” ganharam tranquilidade e, apesar dos nove cantos da AS Roma nos primeiros 35 minutos, os tiros italianos foram sempre de pólvora seca.

Aparentemente sem soluções para contrariar o bom jogo portista, os romanos cometeram um harakiri na eliminatória após De Rossi (39’) e Palmieri (50’) serem (bem) expulsos. Com vantagem numérica e no marcador, o FC Porto ainda apanhou um susto - um grande corte de Layún evitou que Perroti marcasse -, mas no espaço de dois minutos (73’ e 75’), uma dupla mexicana (Layún e Corona) deu o golpe final nos italianos, confirmando a vitória (3-0) e a importante qualificação “azul e branca”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários