O FC Lusitans, conhecido como “Lusitanos”, conquistou o primeiro título de campeão da Liga de futebol de Andorra nos seus 13 anos de história, depois de bater o Sant Juliá, por 2-1.
Formado por emigrantes portugueses em 1999, o “Lusitanos”, que conta com 16 jogadores portugueses no plantel, partiu para a última jornada do “play-off” como a única das quatro equipas a depender apenas de si, sabendo que uma vitória seria suficiente para garantir o título.
O andorrenho Sebastian Bertran inaugurou o marcador para o clube de origem portuguesa, treinado por Vicens Marques, aos 35 minutos, e o luso Luís Miguel aumentou a vantagem, dois minutos depois do intervalo.
Apesar de Mario Valentín Spano ter reduzido a diferença para o Sant Juliá, o Lusitanos conseguiu segurar o 2-1 para conquistar o seu primeiro campeonato e a presença na fase de qualificação da Liga dos Campeões na próxima época.
“Foi uma ponta final muito renhida, mas como estivemos sempre nos lugares cimeiros, sentimos que merecemos o título”, explicou o treinador do Lusitanos, citado pelo sítio da UEFA.
O treinador andorrenho congratulou-se pelo feito histórico, alcançado por um clube “humilde”, com uma massa adepta “muito fiel”, que estava “na sombra de outros clubes da primeira divisão” há algum tempo.
“Temos um grande passo este ano. Imaginar que vamos participar na ‘Champions’ é como um sonho, é como se tivéssemos ganho a lotaria. Sentimo-nos privilegiados”, concluiu o técnico dos “Lusitanos”.

Comentários