Europeus de triatlo: portugueses sem pressão mas com vontade de se superarem

Lisboa acolhe cerca de 2000 atletas entre sexta-feira e domingo.

Foto
Tim Wimborne/Reuters

Os portugueses João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos e Melanie Santos assumiram nesta quina-feira a vontade de se superarem nos Europeus de triatlo, em Lisboa, no sábado, e rejeitaram sentir-se pressionados por competirem em Portugal.

"Espero uma prova bonita, com boas sensações, muito apoio aos atletas e uma grande festa do triatlo. É um sentimento especial competir em casa, mas não sinto pressão nenhuma e quero terminar consciente de que fiz o meu melhor", afirmou em conferência de imprensa João Silva, que ocupa o 12.º lugar após quatro das nove etapas do Mundial.

Tal como o triatleta natural de Benedita, no concelho de Alcobaça, também João Pereira reconheceu que a competição continental de sábado será útil para aferir a condição física para os Jogos Olímpicos Rio2016, prometendo, também, o seu esforço máximo.

"Eu tenho expectativas claras, dar o meu melhor, provar que estou em boa forma e sentir o calor do público português. Treinei bem, a pensar nos Jogos, espero que isso também se traduza num bom resultado, mas estão cá alguns dos melhores do mundo e ninguém sabe o nível de forma dos adversários. Quero conseguir superar-me", frisou João Pereira, 25.º do ranking mundial.

Se João Silva e João Pereira já estavam matematicamente apurados para o Rio2016, Miguel Arraiolos assegurou a sua presença ao sprint, pelo que o desgaste reduz-lhe a ambição. "Estive focado na qualificação e agora, depois de tanto tempo a pensar em resultados, acho que só quero aproveitar o momento e esta experiência. Não estou a testar a minha forma para os Jogos, porque não devo estar nas minhas melhores condições, mas vou tentar ter as melhores sensações", prometeu.

Melanie Santos, depois de ter falhado a qualificação olímpica, com o 83.º lugar no ranking, já aponta a novos objectivos, em particular o Campeonato da Europa de sub-23, a disputar em Burgas, na Bulgária, a 18 de Junho. "Tive um período competitivo, stressante e, infelizmente, não consegui o apuramento olímpico. Espero conseguir um bom resultado, mas agora já estou a pensar no Europeu de sub-23", frisou.

Também na conferência de imprensa de apresentação dos Europeus, na Meo Arena, em Lisboa, o presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) considerou esta organização como o "maior desafio da vida", permitindo a "competição máxima do triatlo na Europa num cenário único". Fernando Feijão enalteceu a presença de cerca de 2.000 atletas na capital portuguesa, que, em 2008, quando organizou os Europeus, foram "perto de 800".

O Parque das Nações, em Lisboa, vai receber as provas de atribuição dos títulos europeus de 2016 de paratriatlo, na sexta-feira, elites e juniores, no sábado, e estafetas, no domingo.
 

Sugerir correcção
Comentar