Futebol: Euro 2016 custou 200 milhões mas gerou 1220 milhões de euros

Apesar do custo avultado em infra-estruturas desportivas e em medidas de segurança, um estudo encomendado pelo Governo francês demonstra que houve ganhos consideráveis, nomeadamente no turismo e emprego gerado pelo campeonato.

Foto
Turismo e emprego aumentaram em França com o advento do Euro2016 segundo um estudo encomendado AFP/GEOFFROY VAN DER HASSELT

O Campeonato da Europa de futebol de 2016, que Portugal venceu, gerou receitas de 1220 milhões de euros, verba bem acima do valor estimado em custos, cerca de 200 milhões, revela esta terça-feira um estudo encomendado pelo Governo francês.

Segundo o relatório elaborado numa parceria entre o Centro da Lei e Economia do Desporto da Universidade de Limoges e a empresa de consultadoria Keneo, só o Estado francês despendeu 160 milhões de euros para a renovação dos estádios.

A este valor acresceram mais 24 milhões de euros em medidas de segurança, o dobro do esperado, em virtude das ameaças terroristas. Cerca de 20 milhões de euros da “fatia” dos custos foram disponibilizados pela UEFA e fundos privados.

No capítulo das receitas, o Euro 2016 gerou 625,8 milhões de euros na área do turismo e 596 milhões em várias vertentes promovidas pela organização.

Ainda segundo este estudo, o Campeonato da Europa “chamou” 613 mil visitantes estrangeiros, que gastaram 154 euros diariamente, em quase oito dias.

O Campeonato da Europa ajudou também a gerar 116.750 empregos.

Sugerir correcção
Comentar