EUA-Japão, clássico do futebol feminino na final do Mundial

Japonesas querem revalidar o título, enquanto as norte-americanas tentam reconquistar um troféu que lhes foge há 16 anos.

Foto
Abby Wambach, uma das jorgadoras mais influentes da selecção norte-americana Michael Chow/Reuters

Tal como em 2011, no Mundial disputado na Alemanha, tal como em 2012, na final dos Jogos Olímpicos de Londres, a final do Campeonato do Mundo de futebol feminino que se vai disputar na próxima madrugada (00h00, Eurosport1) em Vancouver, Canadá, vai ser entre as selecções dos Estados Unidos e do Japão.

Nos últimos anos, os embates que colocam frente a frente a potência atlética e experiência das norte-americanas com a organização e a técnica das japonesas tornou-se uma espécie de clássico do futebol feminino internacional.

Em 2011, na final do Mundial, as nipónicas surpreenderam conquistando o troféu ( seu segundo) no desempate por grandes penalidades, enquanto no ano seguinte, em Londres, as americanas vingaram-se e alcançaram o seu terceiro título olímpico consecutivo. Agora, em Vancouver, o tira-teimas.

As japonesas têm deixado uma imagem algo ambígua no actual Mundial. São a única selecção que venceu todos os encontros da prova, mas fê-lo sempre por apenas um golo de diferença. Já as americanas tiveram um percurso mais sinuoso e árduo, tendo ultrapassado um grupo difícil (composto por Suécia, Nigéria e Austrália) e eliminado a Alemanha, actual número um mundial. Para além disso, a guarda-redes Hope Solo não sofreu qualquer golo depois da primeira partida na competição, contra a Austrália.

Uma compleição física mais forte pode dar às jogadoras de Jill Ellis um ligeiro favoritismo, mas isso já sucedia em 2011 e, nessa altura, foram surpreendidas. “Não subestimamos o Japão nem por um segundo. Não ganhámos nada até agora e sabemos o que é perder uma final. E não é agradável”, afirmou Abby Wambach, que não precisou que ninguém lhe dissesse a data da final perdida para o Japão no anterior Campeonato do Mundo, prova de que esse encontro está bem presente na memória das norte-americanas e em especial desta jogadora de 35 anos, uma referência no futebol feminino dos EUA, mas que ainda não tem o desejado título mundial (o último dos dois que as yankees possuem foi em 1999).

A avançada norte-americana, que perdeu o estatuto de titular durante este Campeonato do Mundo e que já anunciou que abdicará da selecção no final do torneio, admitiu mesmo que é aquela derrota “que motiva a equipa”. “É ela que nos leva a dar aquele sprint suplementar, a lutar mais uma vez pela posse de bola. Ela está sempre presente. É o que acontece quando temos o coração ferido”, declarou a jogadora que se iniciou pouco depois dos 15 anos e que nas suas 248 internacionalizações apontou 183 golos.

Considerada este ano pela revista norte-americana Time como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, juntamente com figuras como Barack Obama, o Papa Francisco, Angela Merkel ou Kanye West, Abby Wambach quer mais do que os seus dois títulos olímpicos. Só que no caminho estão “apenas” as campeãs em título.

Sugerir correcção
Comentar