EUA pedem à Suíça extradição de sete responsáveis da FIFA

Novos desenvolvimentos no caso de corrupção.

Foto
Na sequência deste caso de corrupção, Blatter anunciou a saída do cargo assim que houver novas eleições VALERIANO DI DOMENICO/AFP

Os Estados Unidos pediram formalmente à Suíça a extradição de sete responsáveis da FIFA, detidos em Maio por suspeita de corrupção.

Estes dirigentes foram detidos a 27 de Maio, num hotel de luxo em Zurique, dois dias antes do congresso da FIFA, em que Joseph Blatter foi reeleito.

Os sete responsáveis vão agora ter uma audiência de extradição, revelou o Departamento de Justiça Federal da Suíça.

Estes sete responsáveis – entre os quais está o Jeffrey Webb, ex-vice-presidente do organismo que gere o futebol mundial – fazem parte do leque de 14 pessoas acusadas pela justiça norte-americana por práticas de corrupção na FIFA, um sistema qualificado pela procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, como uma "corrupção que é galopante, sistémica e enraizada". "Envolve pelo menos duas gerações de responsáveis futebolísticos, que, como é alegado, abusaram das suas posições de confiança para adquirirem milhões de dólares em subornos.”

Este caso de corrupção levou Joseph Blatter a anunciar a disponibilidade para deixar o cargo de presidente, convocando um novo congresso eleitoral para o início de 2016.

Sugerir correcção
Comentar