Estádio Luzhniki pode ser demolido

O governo russo admite que a demolição do recinto que vai receber a final do Mundial 2018 é uma hipótese caso não sejam satisfeitas as exigências da FIFA.

Para receber a final do Mundial, o Luzhniki tem de ter, no mínimo, capacidade para 80 espectadores Maxim Marmur

A Rússia, organizadora do Mundial de futebol de 2018, poderá ser obrigada a demolir o estádio Luzhniki, cenário previsto para a final do campeonato, disse nesta terça-feira o ministro russo dos Desportos.

“Por sinal, o estádio central Luzhniki envelheceu. A FIFA apresentou novas exigências, entre as quais, a capacidade do recinto”, informou Vitali Mutko, em conferência de imprensa.

O governante referiu que o Luzhniki, depois de ter visto a sua capacidade ser reduzida de 85 para 78 mil lugares, deve ter capacidade para acolher um mínimo de 80 mil espectadores no torneio.

“Também fizeram importantes advertências em relação às salas de recepção e de imprensa. Nas primeiras 10 filas praticamente não se vê nada. A nossa missão é corrigir essas deficiências”, disse.

Mutko adiantou que, com estas novas exigências, dois cenários se colocam, a modernização do recinto ou a sua demolição.

“Creio que, tendo em conta o valor histórico e a opinião pública, deverá ganhar a primeira opção. A decisão final, que provavelmente será conhecida antes do fim do ano, será tomada pela câmara de Moscovo. O importante é que o Luzhniki se mantenha uma instalação desportiva”.

Segundo o esquema montado para o Mundial de 2018, o Luzhniki (antigo estádio Lenine), que foi palco da única final 100 por cento inglesa da Liga dos Campeões, entre Manchester United e Chelsea, em 2008, deverá albergar as partidas inaugural e final do campeonato.

Os estádios do Zenit São Petersburgo e do Spartak Moscovo vão receber os encontros das meias-finais, enquanto os outros encontros deverão ter lugar em zonas como Kaliningrado, Nizhni Novgorod, Kazan, Samara, Saransk, Volgogrado, Rostov del Don, Yekaterimburgo e Sochi.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues