FC Porto conta com Espírito Santo para voltar aos títulos

"Azuis e brancos" partem para uma época fundamental com o objectivo de voltar aos títulos. Campeonato escapa desde 2012/13 e a última conquista, a Supertaça, data de Agosto de 2013.

Foto
Nuno Espírito Santo vai começar, na Alemanha, a testar o plantel em contexto competitivo FERNANDO VELUDO/ NFACTOS

O FC Porto inicia neste sábado um estágio de 11 dias dividido entre a Alemanha e a Holanda. É nestes dois países que os “dragões” vão preparar uma época que se revela fundamental. Sem conquistarem o campeonato há três épocas (desde 2012-13) e numa seca de títulos que dura desde a conquista da Supertaça em Agosto de 2013, os “azuis e brancos” apostam tudo na temporada que aí vem. Para fazer regressar o FC Porto ao mais alto patamar do futebol português, Pinto da Costa contratou Nuno Espírito Santo, um técnico jovem, ambicioso e, mais importante que tudo, que sabe o que é o clube, depois de o ter representado durante seis épocas e conquistado quatro campeonatos, três Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental.

Para além de contar com um novo treinador, o FC Porto tem-se reforçado, embora fique a ideia de que, para os “dragões”, o mercado ainda está no início. Até agora, chegaram à Invicta três jogadores. A 13 de Junho, João Carlos Teixeira, médio de 23 anos, tornava-se no primeiro reforço para a nova época. Depois de praticamente ter feito toda a formação no Sporting, o jogador emigrou muito novo para Inglaterra, em 2011, para jogar no Liverpool. Foi integrado na equipa de sub-21 do “gigante” inglês e andou emprestado ao Brentford e depois ao Brighton. Na equipa principal teve poucas oportunidades. Ao longo destes anos jogou apenas duas vezes na Premier League.

Dois dias depois do anúncio da contratação de Teixeira, o FC Porto confirmava a chegada do central brasileiro Felipe. Aos 27 anos, o jogador tem a sua primeira experiência no estrangeiro. O Corinthians, clube no qual estava desde 2012, foi a equipa de maior nomeada que representou no Brasil. Pelo “Timão” fez um total de 110 jogos e sagrou-se campeão brasileiro em 2015 e campeão do mundo de clubes em 2012. 

Desta forma, o FC Porto vem colmatar uma das grandes lacunas da temporada passada, que ficou demasiado à vista depois do caso que levou à saída de Maicon. Se não houver mais mexidas no sector, para o eixo da defesa Nuno Espírito Santo contará com Marcano, Chidozie, Martins Indi e, agora, Felipe.

Mais recente (12 de Julho) é a contratação do também brasileiro Alex Telles, lateral-esquerdo de 23 anos proveniente do Galatasaray. O jogador está no futebol europeu desde 2013, ano em que trocou o Grémio de Porto Alegre pelo clube turco. Pela formação de Istambul, fez duas épocas como titular, mas em 2015-16 perdeu espaço com a chegada de Carole (ex-Benfica) e foi emprestado ao Inter de Milão, clube pelo qual fez 22 jogos. Em Itália não conquistou títulos, mas fê-lo na Turquia: um campeonato, duas Taças e uma Supertaça.

Em relação a saídas, destaque para a de Helton, um ícone do FC Porto e que era, inclusivamente, o capitão. A idade (37 anos) e os erros cometidos na final da Taça de Portugal frente ao Sp. Braga parecem ter custado um lugar no plantel ao guarda-redes, que chegou ao clube em 2005 e foi o “herdeiro” de Vítor Baía. Nos “dragões” esteve 11 épocas, oito delas como titular absoluto. Na primeira ainda foi suplente de Baía e nas duas últimas foi relegado para o banco na maioria dos encontros, primeiro por Fabiano e depois por Iker Casillas.

Mas Helton não será a única saída. Nesse sentido, a lista de convocados para o estágio é um bom indicador. Nuno Espírito Santo deixou de fora nomes como o do guarda-redes Ricardo Nunes (pode estar a caminho do Desp. Chaves), dos laterais-esquerdos Rafa Soares (deverá reforçar o Rio Ave) e José Ángel (falado como possível reforço do Villarreal, Granada e Leganés), do lateral-direito Víctor García ou do avançado Marega (Vitória de Guimarães é hipótese).

Quem também não seguiu para estágio foi o reforço contratado ao Boavista Zé Manuel, o mesmo acontecendo com o sul-coreano Suk e com Sérgio Oliveira, que foram convocados para os Jogos Olímpicos. Este trio, de resto, também poderá estar de saída. 

No plantel, porém, há ainda jogadores com muito mercado e que, até 31 de Agosto, poderão vir a render bom dinheiro ao FC Porto. Falamos dos médios Danilo, Rúben Neves ou Herrera e dos atacantes Corona, Brahimi ou Aboubakar. A confirmar-se alguma saída, os “dragões” terão de ir ao mercado, já que no actual plantel não parecem existir substitutos à altura das suas pedras mais influentes.

A primeira jornada do campeonato, frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, será o primeiro jogo oficial do FC Porto na nova época. Depois, ao contrário de Benfica e Sporting — e mercê do terceiro lugar alcançado no último campeonato —, os “azuis e brancos” terão de disputar competições europeias logo no mês de Agosto. A equipa de Nuno Espírito Santo vai entrar em acção no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões nos dias 16 ou 17 e 23 ou 24 do próximo mês. Um início de época complicado para os “dragões”, até porque à terceira jornada têm de se deslocar a Alvalade para jogar com o Sporting.

Antes disso, há seis jogos de pré-temporada pela frente: já no domingo, o FC Porto defronta o Osnabrück, da terceira divisão alemã, mas, depois, a qualidade dos adversários sobe de forma significativa. Entre os dias 21 e 23, os “azuis e brancos” participam num torneio em Arnhem, na Holanda, com o anfitrião Vitesse e o PSV Eindhoven. O estágio fecha no dia 27, com uma partida frente ao Bayer Leverkusen e, no último dia de Julho, está prevista a participação no Troféu Cidade de Guimarães, contra o Vitória.

A apresentação aos sócios e adeptos, essa, está marcada para o dia 6 de Agosto, frente ao Villarreal, no Estádio do Dragão.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários