Espanha recupera título europeu de basquetebol

Espanhóis conquistam título continental pela terceira vez com triunfo na final sobre a Lituânia.

Foto
Gasol marcou 25 pontos e conquistou 12 ressaltos na final PHILIPPE HUGUEN/AFP

A Espanha entrou no campeonato da Europa de basquetebol com menos “estrelas” e duas derrotas. Não tinha Marc Gasol, Juan Carlos Navarro, Ricky Rubio, José Calderón e derrotas na primeira fase com a Sérvia e Itália eram maus indícios para a selecção conhecida por ÑBA, a reavivar as memórias da desastrosa campanha no Mundial do ano passado. Mas a reacção ao mau começo não podia ter sido melhor e a roja garantiu neste domingo o seu terceiro título europeu em seis anos, ao derrotar na final de Lille a Lituânia por 80-63.

Depois de falharem a final do Euro 2013, o basquetebol espanhol voltou, assim, a reinar na Europa, e muito graças à inspiração de um veterano. Pau Gasol fez justiça ao seu estatuto e liderou a Espanha com 25 pontos e 12 ressaltos, ele que, nas meias-finais com a França, havia marcado 40 pontos. Números que contribuíram para que o poste dos Chicago Bulls fosse designado, sem discussão, o melhor jogador do torneio — e com médias de NBA, 25,6 pontos, 8,4 ressaltos e 2,3 desarmes de lançamento, tornando-se nesta final no segundo melhor marcador em Europeus, ultrapassando o grego Nikos Gallis e ficando apenas atrás do francês Tony Parker.

A reedição da final do Euro 2003, que havia dado o título à Lituânia, não teve grande história. A Espanha entrou de rompante no jogo e, no final do primeiro período, já vencia por 11 pontos (19-8). A selecção balcânica reagiu como pôde no segundo quarto, mas nunca de forma a anular a desvantagem, recuperando apenas três pontos antes do intervalo (41-33). A roja voltou a acelerar no terceiro período com um parcial de (19-10) e, depois, foi só gerir a vantagem até ao final para recolher mais um título perante um público francês declaradamente hostil e a assobiar profusamente o novo campeão.

Não foi apenas o mais velho dos irmãos Gasol que brilhou nesta Espanha. Rudy Fernandez (11 pontos) e Sérgio Llull (12 p) também tiveram uma contribuição decisiva para o triunfo espanhol. Do lado lituano, Mantas Kalnietis e Renaldas Seibutis foram os melhores marcadores, ambos com 13 pontos.

Antes, no jogo da medalha de bronze, a França bateu a Sérvia por 81-68. A selecção que perdeu neste domingo o estatuto de campeã da Europa ficou no lugar mais baixo do pódio pela sexta vez. O base francês Nando de Colo foi o melhor marcador do jogo, com 20 pontos.

Sugerir correcção
Comentar