Espanha e Suíça juntam-se à lista de convidados do Euro 2016

Bicampeões europeus golearam o Luxemburgo e garantiram o primeiro lugar do Grupo C.

Foto
Santi Cazorla (esquerda) festeja um golo apontado frente ao Luxemburgo JOSEP LAGO/AFP

A Espanha e a Suíça são as mais recentes selecções a garantirem presença no Euro 2016, juntando-se a Portugal, Irlanda do Norte, Áustria, Rep. Checa, Inglaterra, Islândia e a anfitriã França. Depois de um arranque titubeante na qualificação, a equipa de Vicente del Bosque conseguiu impor-se e assegurou esta sexta-feira o primeiro lugar no Grupo C, depois de golear o modesto Luxemburgo, por 4-0, e beneficiar da inesperada derrota da Eslováquia em casa, frente à Bielorrússia (0-1).

Apesar dos números finais, o conjunto espanhol demorou a acertar com as redes luxemburguesas na partida disputada em Logroño. O primeiro golo surgiu apenas aos 42’, apontado por Santi Cazorla, mas o marcador só voltaria a mexer no segundo tempo. Dois golos de Paco Alcácer (67’ e 80’) deram ao resultado uma dimensão mais proporcional com o valor das duas equipas em campo, com Cazorla também a bisar, aos 85’, encerrando a contagem. Agora em França, a equipa de Vicente del Bosque irá defender os títulos conquistados em 2008 e 2012.

Ambiente menos festivo viveu-se na Eslováquia, com a Bielorrússia a gelar os adeptos locais aos 34’, quando Stanislav Dragun apontou o golo do triunfo dos visitantes. Depois de ter sido a equipa sensação na primeira fase da qualificação, quando chegou a liderar o grupo, os eslovacos mantiveram o segundo lugar, mas agora com os mesmos pontos da Ucrânia, que foi à Macedónia vencer, por 2-0. Desta forma, ficou adiado para a última ronda a decisão sobre quem irá acompanhar os espanhóis no apuramento directo.

Com a Inglaterra já há muito apurada no Grupo E, agora foi a vez da Suíça garantir o segundo lugar e a qualificação directa. Na recepção desta sexta-feira ao San Marino, os helvéticos foram implacáveis e assinaram a goleada da noite, vencendo por 7-0. Mas não foi apenas este triunfo robusto que valeu o bilhete directo para França aos suíços. Para a sua festa contribuiu decisivamente a Eslovénia que se deixou surpreender em casa pela Lituânia, empatando a uma bola, e perdendo qualquer hipótese de ainda alcançar o segundo lugar.

Já os ingleses, sem qualquer pressão, receberam e venceram a Estónia, por 2-0, somando nove triunfos no apuramento. Se vencer a Lituânia na última ronda, será a única selecção a contabilizar triunfos em todas as partidas da qualificação.

No Grupo G, com a Áustria já apurada (venceu esta ronda o Montenegro, por 3-2, depois de ter estado duas vezes em desvantagem), a Rússia e a Suécia vão continuar a discutir entre si a outra vaga por via directa. A vantagem continua do lado russo, que foi à Moldova vencer por 2-1, mantendo o segundo lugar com dois pontos de vantagem. Os suecos também não cederam terreno e venceram fora o Liechtenstein (2-0), mas terão agora de esperar por um tropeção da Rússia na última ronda.

Sugerir correcção
Comentar