Portugal sem argumentos para travar a Espanha

A selecção nacional foi derrotada pelos espanhóis nos quartos-de-final do Campeonato da Europa ?e está fora da competição.

Foto
DR

Portugal está fora do Campeonato da Europa de futsal. Depois da derrota na fase de grupos contra a Sérvia, a selecção nacional teve de medir forças com a toda-poderosa Espanha nos quartos-de-final e os espanhóis confirmaram dentro da quadra o favoritismo. Com três golos na primeira parte, a selecção comandada por Venancio López praticamente sentenciou a eliminatória, acabando por gerir a vantagem no segundo tempo, período em que Portugal ainda fez dois golos, pelo inevitável Ricardinho. Com o triunfo, por 6-2, a Espanha vai agora defrontar nas meias-finais o vencedor do Itália-Cazaquistão, que se disputa hoje.

Ter o melhor jogador do mundo voltou a não chegar para Portugal. Mais uma vez, a selecção nacional partiu para uma grande competição com aspirações elevadas, mas dentro do campo voltou a mostrar não ter argumentos para se bater com os principais favoritos. Apesar dos três jogos de grande nível de Ricardinho, que marcou seis dos nove golos de Portugal na competição, a equipa nacional mostrou-se sempre muito dependente do seu número 10 e a Espanha, com um conjunto bem mais completo, tirou partido dos erros portugueses.

Para o duelo dos “quartos”, Jorge Braz contou pela primeira vez na competição com Cardinal, mas o jogador do Inter Movistar não esteve nos seus dias. Portugal até entrou bem na partida, mas aos poucos a Espanha foi tomando conta do jogo e acabou, com justiça, por chegar à vantagem depois de Bruno Coelho cometer uma grande penalidade que Miguelín não desperdiçou. Menos de três minutos depois, Rivillos rematou de fora da área e ultrapassou Bebé, que pareceu mal batido. Os erros sucediam-se do lado português e uma perda de bola de Paulinho foi aproveitada por Alex, que fez o 3-0.

À beira do KO, Portugal entrou com outra atitude na segunda parte e Ricardinho, a concluir um rápido contra-ataque, reduziu para 3-1, mas menos de um minuto depois Rivillos voltou a colocar a diferença em três golos. A Espanha parecia ter o jogo sob controlo, mas Ricardinho é indomável e voltou a levantar o pavilhão: encostado à linha, o “10” de Portugal fintou um adversário com um “cabrito” e rematou depois de forma imparável para o fundo da baliza.

O golo motivou a equipa nacional e a Espanha foi encostada à sua área, mas a grande exibição de Paco Sedano impediram Portugal de voltar a marcar e com a selecção nacional a arriscar no 5x4, a Espanha mostrou frieza e fez mais dos golos nos últimos cinco minutos.

Tal como a Espanha, a Sérvia também estará nas meias-finais do Euro 2016 após garantir a qualificação no último segundo. A selecção anfitriã chegou ao intervalo a ganhar, mas a Ucrânia empatou no início da segunda parte. Quando o prolongamento parecia inevitável, surgiu o golo que fez explodir o pavilhão em Belgrado: Simic, após uma grande assistência de Peric, fez o 2-1. Os sérvios vão agora defrontar nas meias-finais o vencedor do duelo entre a Rússia e o Azerbaijão, que terá lugar hoje, a partir das 17h30.

Sugerir correcção
Comentar