Equipa portuguesa Solomon Suunto na mítica Maratona Alpina Zegama-Aizkorri

Entre nomes como a espanhola Oihana Kortazar, ou o italiano Marco De Gasperi, estarão os atletas da equipa Salomon Suunto Portugal, Ester Alves e Miguel Reis e Silva.

Fotogaleria
Fotogaleria

No próximo domingo, dia 17 de maio, celebra-se a 14ª edição da Maratona Alpina Zegama-Aizkorri, no País Basco. Considerada por muitos como uma prova mítica, não só pelos seus exigentes 42 km e 5.500 metros de desnível acumulado, mas também pela afluência dos grandes nomes do trail que todos os anos alinham na partida, e ainda pelo ambiente espetacular que se vive durante todo o percurso. Este ano será sede do campeonato da Europa na categoria Sky.

Entre nomes como a espanhola Oihana Kortazar, ou o italiano Marco De Gasperi, estarão os atletas da equipa Salomon Suunto Portugal, Ester Alves e Miguel Reis e Silva.

Ester Alves está imparável, o seu mês de maio começou com uma vitória no Gerês Trail Adventure 70 km, menos de uma semana depois, partiu para a Ilha de Palma para alinhar na duríssima Transvulcania, onde alcançou um brilhante 7º lugar, entre as melhores do mundo. Esta semana, Ester está de partida para a sua estreia em Zegama, a convite da Federação de Montanhismo e Campismo, para representar Portugal. A atleta da Salomon Suunto, está a duas semanas dos campeonatos do mundo, e Zegama-Aizkorri é perfeita para impor ritmo ao corpo.

“Zegama é a prova que está no calendário de qualquer amante de Trail e, como dizia um amigo basco, “se não vais a Zegama não existes”. Vou ao desconhecido e sei que é uma prova muito concorrida, muito rápida e intensa, mas correr no país Basco é sinónimo de festa.” 

Miguel Reis e Silva, que já sabe o que significa a expressão “Zegama é Zegama”, volta àquela que considera a prova que mais o marcou, desde a sua primeira participação em 2013, onde alcançou um 51º lugar, numa edição que foi considerada pela International Skyrunning Federation, como a mais competitiva do mundo.

O atleta da Salomon Suunto Portugal vai dar o seu melhor, embora mantenha baixas as suas expetativas ”Zegama atrai os melhores atletas do mundo e daí que se considere a maratona de montanha com maior nivel competitivo do mundo. Um simples minuto nesta prova de 42km podem significar 10 lugares abaixo na classificação. No entanto, nao penso nisso. Zegama tem um percurso fantástico e a moldura humana é única, faça chuva ou faça sol, estarão milhares de pessoas ao longo dos locais mais inóspitos do percurso, pessoas que acordaram de madrugada e subiram a montanha só para viver a emoção da prova.”

Zegama-Aizkorri será uma prova de resistência física e mental para os participantes. Com um percurso de 42.195 quilómetros e 5.472 metros de desnível acumulado, pelo maciço de Aratz e da Sierra de Aizkorri que inclui quatro dos picos mais altos do País Basco (Aratz - Aizkorri - Aketegi e Aitxuri), os atletas partirão às 9:00h da povoação de Zegama, situada a 296 metros de altura, e subirão até ao alto de Otzaurte (652 metros). Este percurso passa por caminhos e trilhos de grande beleza natural, onde se podem encontrar zonas de arvoredo, zonas rochosas íngremes e de pastagem. 

Zegama será ainda palco de um Km Vertical, uma prova de 3.248 Km, com um desnível positivo de 1.015 m, que pontua para as Skyrunner® National Series, e terá início amanhã, 15 de maio, às 16h.

 

Sugerir correcção
Comentar