"El Clásico" na final da Taça do Rei

Com a ausência de Cristiano Ronaldo e a má forma de Messi, Bale e Neymar prometem ser decisivos no jogo de quarta-feira.

Fotogaleria
Fotogaleria

Na quarta-feira, dois dos jogadores mais caros de todos os tempos vão ter a oportunidade de brilhar em Valência (20h30). Gareth Bale (Real Madrid) e Neymar Júnior (Barcelona), que custaram juntos mais de 200 milhões de euros, vão ter de suprir a ausência de Cristiano Ronaldo e a má fase de Lionel Messi na final da Taça do Rei.

O momento não é o melhor para o Barcelona. A formação de Tata Martino foi eliminada nos quartos-de-final da Liga dos Campeões depois de seis anos consecutivos a chegar às meias-finais, e encontra-se em terceiro lugar do campeonato espanhol, quatro pontos atrás do Atlético de Madrid. A melhor hipótese que os catalães têm para não quebrarem a cadeia de cinco temporadas com pelo menos um título é triunfando nesta quarta-feira, no Estádio Mestalla.

Segundo Tata Martino, treinador do Barça, a fórmula para alterar o paradigma negativo é a “repetição da boa prestação nos clássicos anteriores”. Também Andrés Iniesta acredita que a solução para a vitória assenta em mostrar a força da equipa catalã contra “um adversário muito forte”. “Precisamos da alegria deste título”, concluiu.

O Real Madrid, por outro lado, encontra-se numa boa fase. Está nas meias-finais da Liga dos Campeões, no segundo posto do campeonato espanhol e tem vindo a mostrar um excelente futebol ao longo da época. Ainda assim, a formação de Carlo Ancelotti tem o maior número de derrotas em finais da Taça do Rei (19 em 37), enquanto o Barcelona regista um aproveitamento muito superior (26 vitórias em 36 finais).

Mesmo sem a presença de Cristiano Ronaldo, o treinador dos merengues acredita que o plantel tem qualidade para derrotar o rival. Ancelotti defende, ainda, que a ausência do internacional português “motiva mais” e que a equipa vai “mostrar um bom futebol” com a qualidade e a identidade habitual do Real Madrid. “Esta é a receita da vitória”, vincou.

Marcelo ainda de fora

Para além de Cristiano Ronaldo, substituído na convocatória por Willian José, o Real Madrid joga esta noite sem Marcelo. O lateral brasileiro continua em recuperação de um estiramento na coxa esquerda e não entrou na lista de Ancelotti. Por outro lado, o treinador italiano já pode contar com Sergio Ramos, ausente no último jogo por lesão, e com a presença de Carvajal e Xabi Alonso, suspensos no confronto contra o Almería.

Do lado do Barcelona, Victor Valdés continua em recuperação da operação a que foi sujeito e é o único que não vai a Valência. Já Piqué, Puyol e Bartra foram convocados, mas ainda esperam alta médica para saber se vão, ou não, poder jogar. 

O clássico desta noite vai proporcionar ao vencedor um lugar garantido na Supertaça da próxima época, troféu onde o detentor da Taça do Rei enfrenta o campeão da Liga espanhola.

Sugerir correcção
Comentar