Eis os novos campeões nacionais de pares

Tomás Bessa e Renato Ferreira vencem em Santo Estêvão mantendo troféu na posse do CG Miramar

Foto
Bessa (de pé) e Ferreira hoje a ler a linha no 18 (par-5): acabaram com birdie / © Filipe Guerra

Pelo segundo ano consecutivo, Tomás Bessa venceu o Campeonato Nacional de Pares. O ano passado tinha feito equipa com Pedro Lencart (o bicampeão nacional no escalão de sub-14 anos), ambos a jogar em casa, em Miramar; este ano, neste fim-de-semana, uniu forças com Renato Ferreira e o resultado foi o mesmo no Santo Estêvão Golfe, em Benavente: o triunfo. E o troféu manteve-se assim no Clube de Golf de Miramar… Para Renato Ferreira, este foi o seu primeiro título de campeão nacional.

Numa prova jogada em 36 buracos foursomes (pancadas alternadas, com uma só bola), Bessa/Ferreira, ambos de 18 anos, totalizaram 142 (71-71), 4 abaixo do par-73, deixando os vice-campeões, Tomás Melo Gouveia/Francisco Oliveira (146, 71-75), do CG Vilamoura, a quatro pancadas de distância.

Tomás e Renato após a prova com os (pequenos) troféus / © FILIPE GUERRA

Francisco Oliveira e Tomás Melo Gouveia, o par vice-campeão / © FILIPE GUERRA

Hoje, Melo Gouveia/Oliveira concluíram os primeiros 10 buracos com 4 abaixo do par no dia (4 birdies) e lideravam então com duas pancadas de vantagem, mas concluíram os últimos 8 com 1 acima do par (1 bogey, 1 duplo bogey e 2 birdies), ao passo que Bessa/Ferreira foram mais regulares (35-36), marcando no cartão 7 birdies, 3 bogeys e 1 duplo bogey.

No sábado, estes dois pares tinham concluído a primeira volta empatados na frente, com cinco pancadas de vantagem sobre João Ramos/Ruben Figueiredo (76-72), do clube Oitavos Dunes, os quais acabaram no mesmo terceiro lugar com Francisco Ataíde/João Pinto Basto (78-70), da Quinta do Peru, que fizeram a melhor volta neste domingo.

“Foi uma vitória muito especial, porque já o ano passado tinha sido campeão com o Pedro Lencart. Este ano ele não pôde jogar, mas eu quis vir na mesma, com o Renato, que é um grande amigo e também de Miramar. É uma vitória especial porque conseguimos manter o troféu no nosso clube”, disse o internacional Tomás Bessa, que dedicou a vitória ao seu pai, acometido de arritmia cardíaca na véspera de acompanhar o filho e Renato ao Campeonato Nacional de Pares, e que por isso afinal não pôde estar presente.

Sobre a competição em si, Tomás Bessa disse: “Foi muito difícil, foi uma luta agreste contra o Tomás e o Francisco. Eles jogaram também muito bem, foi até à última, até ao último buraco não sabíamos quem iria ganhar. Ele tiveram algum azar com os putts curtos, ganhámos por causa disso, mas foi muito aguerrido nos 18 buracos – até ao 18 não sabíamos quem iria ganhar.”

Renato Ferreira: “Já tinha jogado esta prova o ano passado com o José Maria Cunha, mas não correu bem ficámos em quarto. Estou muito contente, é o meu primeiro título nacional. Agradeço ao Tomás, sem ele não teria sido possível. Tivemos algumas zangas a meio da volta, por questões estratégicas, mas como somos grandes amigos isso passou. Jogo e treino com ele quase todos os dias, conheco-o muito bem, os seus pontos fortes e fracos, e foi normalíssimo jogar com ele.”

Gonçalo Costa (Lisbon SC)/Rafael Gaspar (Belas CC) foram quintos classificados, com 152 (79-73), seguidos de Ricardo Oliveira/Ricardo Soares com 158 (78-76). Participaram somente 13 pares.

Em paralelo, jogou-se o Campeonato Nacional de Pares Seniores (acima dos 55 anos), e aqui David Gray/Finn Kastrup foram campeões com 160 pancadas (78-82), 14 acima do par. Alexandre/Domingos Cardoso, do Clube de Golfe de Braga, foram vice-campeões com 162 (83-79). Outro par do Estoril, composto por Pedro Palmares/Ronnald Goddard, preencheu o último lugar do pódio com 164 (78-86).

Finn Kastrup e David Gray, os campeões de pares seniores / © FILIPE GUERRA

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar