Durante mais de uma hora o Ludogorets deixou a Europa boquiaberta

Emblema búlgaro chegou a estar em vantagem sobre o Real Madrid.

Foto
Casillas desolado com o golo do Ludogorets. Mas a noite acabaria bem para o Real Madrid Dimitar Dilkoff/AFP

A história de sonho do Ludogorets nas provas europeias esteve quase a ter um novo capítulo, mas depois de ter estado a ganhar ao todo-poderoso Real Madrid o emblema búlgaro permitiu a reviravolta no marcador. Foi a segunda derrota na fase de grupos da Liga dos Campeões para o Ludogorets, que voltou a colocar muitas dificuldades ao adversário.

Estávamos em Agosto, na eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions, e uns desconhecidos de Razgrad surpreendiam o mundo do futebol: num desempate por grandes penalidades que teve o defesa Cosmin Moti na baliza (o guarda-redes tinha sido expulso e as substituições estavam esgotadas), o Ludogorets eliminou o Steaua Bucareste e garantiu um lugar entre os maiores da Europa. O campeão búlgaro estreou-se vendendo cara a derrota frente ao Liverpool, na primeira jornada (o golo da vitória dos reds só foi apontado aos 90’+3’, de penálti). Ontem, esteve quase a somar os primeiros pontos na Liga dos Campeões, mas sucumbiu ao poderio do Real Madrid.

Marcelinho deu vantagem aos búlgaros logo aos seis minutos, após um pontapé de canto do herói Moti. O Real Madrid reagiu quase de imediato, mas Cristiano Ronaldo falhou o penálti – o guarda-redes Stoyanov adivinhou a direcção do remate do internacional português. Porém, aos 25’, Cristiano Ronaldo levou a melhor. Stoyanov voltou a ler-lhe o pensamento, mas o penálti do madeirense, a castigar uma falta que ele próprio tinha sofrido, só parou no fundo da baliza do Ludogorets.

O 1-1 durou quase uma hora no marcador. Mas a resistência do Ludogorets terminou aos 77’. Numa altura em que Ancelotti já tinha lançado Benzema, Kroos e James Rodríguez, Marcelo ofereceu a bola a Benzema que não falhou.

No outro jogo do Grupo B, o Basileia de Paulo Sousa recebeu e venceu o Liverpool por 1-0. O golo foi apontado por Marco Streller.

Duas goleadas no Grupo D
Nos dois jogos do Grupo D houve oito golos: em Londres, Danny Welbeck continua a justificar o valor pago pelo Arsenal ao Manchester United: apontou um primeiro hat-trick da carreira profissional na vitória sobre o Galatasaray (4-1), para a qual também contribuiu Alexis Sánchez. Os turcos reduziram a desvantagem na segunda parte, de penálti, por Burak Yilmaz. Na Bélgica, Ciro Immobile (4’) e Adrián Ramos (70’ e 79’) deram a segunda vitória ao Borussia Dortmund na fase de grupos.

Todos somam três pontos no Grupo A, após os triunfos de Malmö (2-0 ao Olympiacos) e Atlético de Madrid (1-0 à Juventus). Os suecos bateram o emblema grego com um “bis” de Markus Rosenberg (42’ e 82’), enquanto os campeões espanhóis venceram os campeões italianos com um golo solitário de Arda Turan (75’).

No outro jogo do Grupo C, do Benfica, Zenit e Mónaco continuam a par no topo. As equipas orientadas por André Villas-Boas e Leonardo Jardim, respectivamente, empataram 0-0 na Rússia.

Sugerir correcção
Comentar