Dupla portuguesa em acção na elite europeia

Belenenses joga no Restelo diante do Gotemburgo. V. Guimarães desloca-se a Altach, na pré-eliminatória da Liga Europa.

Foto
O Gotemburgo derrotou o Slask Wroclaw e marcou encontro com o Belenenses Bjorn Rosval/Reuters

Acabaram-se as férias e começa o futebol a doer. Belenenses e V. Guimarães iniciam nesta quinta-feira a aventura na Liga Europa. “Azuis” e “vimaranenses” entram em acção na terceira pré-eliminatória da prova. Equipa de Sá Pinto joga às 20 horas, comandados de Armando Evangelista entram em campo duas horas mais cedo.

A jogar em casa, o Belenenses não terá tarefa fácil. Os comandados de Ricardo Sá Pinto vão defrontar o IFK Gotemburgo, formação que lidera, ainda que à condição, o campeonato sueco: são 35 pontos em 17 jornadas. Apesar do maior andamento do adversário, o timoneiro da nau do Restelo acredita num bom resultado. 

“O favoritismo está do lado do Gotemburgo. Reconhecemos isso. Não digo isto por receio, mas por respeito. Vamos lutar por um resultado positivo. O Gotemburgo é uma equipa que habitualmente disputa as eliminatórias europeias. Uma equipa experiente e que tem muito poucos pontos fracos. O futebol sueco já não é o que era  e, para provar isso, basta ver o que aconteceu na final do Europeu de sub-21”, vincou o treinador.

Com três triunfos nos cinco jogos de pré-época que realizou, o Belenenses deve iniciar o jogo com o seguinte onze: Ventura, João Amorim, Tonel, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, João Vilela, Rúben Pinto, Carlos Martins, Miguel Rosa, Tiago Caeiro e Fábio Sturgeon. 

Mais a norte, o V. Guimarães irá defrontar os austríacos do Altach. Com um novo treinador — Armando Evangelista foi promovido dos “bês” —, os minhotos iniciam em solo austríaco o seu trajecto na elite europeia. Uma estreia de fogo para o substituto de Rui Vitória. 

“O Altach era desconhecido mas agora já não é. Estamos bem informados sobre o valor desta equipa, que considero inteligente e com cultura táctica. Não gostaria de atribuir favoritismos. São jogos especiais, a eliminar, mas posso garantir que vamos fazer tudo para ultrapassar este adversário”, perspectivou. 

Na preparação para este duplo desafio, o Vitória ganhou em três ocasiões, somou um empate e perdeu duas vezes. Douglas, Arrondel, Moreno, João Afonso, Luís Rocha, Cafú, João Pedro, Tozé, Montoya, Alex, Valente e Tomané deverão compor o “onze” vimaranense. 

Sugerir correcção
Comentar