Duelo português em São Petersburgo

O Zenit de André Villas-Boas defronta nesta quarta-feira o Mónaco de Leonardo Jardim, em jogo do Grupo C.

Foto
Villas-Boas recebe Leonardo Jardim REUTERS/Alexander Demianchuk (

Já se sabe que todos os jogos do Grupo C da Liga dos Campeões terão sempre, pelo menos, um treinador português no banco Hoje, em Leverkusenm estará Jorge Jesus pelo Benfica, em São Petersburgo estarão dois, André Villas Boas pelo Zenit e Leonardo Jardim pelo Mónaco. Ambos ganharam os jogos da primeira jornada, mas as respectivas carreira internas não podiam ser mais diferentes. O Zenit tem dominado a liga russa, enquanto o Mónaco não consegue acertar o ritmo em França e navega perigosamente perto dos últimos lugares.

Villas-Boas e Jardim já são “velhos” conhecidos dos tempos em que ambos em que davam os primeiros passos das respectivas carreiras no futebol português. O primeiro confronto entre ambos aconteceu em 2009, numa eliminatória da Taça de Portugal. O Beira-Mar de Jardim, então na segunda divisão, acabaria por eliminar a Académica de Villas-Boas nos penáltis, após um empate (1-1) ao fim de 120’. Na época seguinte, Jardim manteve-se no clube de Aveiro (mas não ficaria até ao fim), enquanto Villas-Boas se mudou para o FC Porto. Nos três confrontos entre os dois, vantagem total para a formação portista, com dois triunfos nos jogos do campeonato (3-0 e 1-0) e um na Taça da Liga (3-0).

Para o seu quinto confronto com Villas-Boas, “um amigo que conhece bem”, o ex-treinador do Sporting considera que a formação russa irá ser bastante ofensiva. “Eles têm um estilo ofensivo e vão atacar muito, mas isso não quer dizer que nós não tenhamos oportunidades de fazer alguns contra-ataques”, refere Jardim. Villas-Boas, por seu lado, também fala de boas relações com o seu adversário de hoje – “ainda ontem falámos ao telefone” – e diz que o Mónaco é “mais perigoso quando joga fora de casa”. “Mesmo que não ataquem muito, são capazes de contra-ataques explosivos. Temos de estar atentos”, frisou Villas-Boas, que terá também como adversário João Moutinho, que foi seu jogador no FC Porto.

Sugerir correcção
Comentar