Dovizioso arrebata pole position em Assen

A qualificação para o Grande Prémio da Holanda ficou marcada por quedas aparatosas.

Foto
Bas Czerwinski/AFP

Em condições delicadas, com uma pista molhada que foi secando com o decorrer da corrida, o italiano Andrea Dovizioso conseguiu a sua quarta pole position da carreira. Na qualificação do circuito de Assen, na Holanda, Dovizioso deixou o seu compatriota, Valentino Rossi, a sete décimas e tornou-se, assim, o quarto homem a conseguir conquistar uma pole este ano em MotoGP, já que as sete anteriores foram repartidas por Jorge Lorenzo – Qatar e Le Mans –, Marc Márquez –Termas de Río de Hondo, Austin e Catalunha – e Valentino Rossi, Jerez e Mugello.

Após deixar para trás Rossi, Márquez e Lorenzo, o italiano explicou como conseguiu a vitória. “Vi que o asfalto estava a melhorar e regressei de imediato [à pista]. Interpretei bem o piso seco, mas também tive a sorte de estar atrás de Valentino e seguir a sua trajectória, e isso facilitou-me”, disse o piloto no final da corrida.

Por sua vez, a qualificação não correu tão bem aos espanhóis. Marc Márquez qualificou-se em quarto. O drama para o piloto da Honda chegou quando faltavam cerca de dez minutos para o final da sessão ao cair na curva oito. Para não perder mais tempo e prejudicar ainda mais a sua qualificação no trajecto de Assen, o piloto da Honda “roubou” uma scooter a um fotógrafo para regressar às boxes e terminar a corrida com a sua segunda moto. “Os stewards às vezes demoram a chegar. Vi a moto com as chaves postas, subi e fui embora. Vi que era de um fotógrafo e pedi-lhe autorização, mas tinha-a levado na mesma [caso não desse autorização]. Foi a anedota do dia”, comentou no final da corrida.

Se o espanhol da Honda conseguiu salvar dentro do possível a sua qualificação, o seu compatriota não conseguiu limitar os estragos. Jorge Lorenzo sofreu uma queda no terceiro treino livre numa altura em que a sua moto quase chegava aos 300km/h. Esta queda provocou-lhe mazelas num cotovelo e nas costas. “Tenho muitas marcas superficiais, mas por sorte não há nada fracturado e poderei competir com normalidade amanhã”. Com falta de confiança não conseguiu fazer melhor que um décimo lugar na qualificação. No entanto, o espanhol nega que a queda o tenha condicionado: “Não acredito que tenha tido muitos efeitos na classificação, simplesmente não me senti seguro nem confortável debaixo da chuva. Tentei fazer o melhor, mas estava a ser muito lento”, admitiu o espanhol da Yamaha. Foi um circuito complicado também para Dani Pedrosa, que ficou em 16º.

Em Moto2, Miguel Oliveira conquistou a sua melhor qualificação do ano. O piloto português está a fazer a sua primeira época nesta categoria e conseguiu, no Grande Prémio da Holanda, qualificar-se em 11º lugar. “A qualificação foi feita em condições difíceis. Começou a chover após a sessão da manhã e a pista estava um pouco molhada. Ainda assim, fui dos poucos pilotos a sair logo com os pneus slicks [que são muito mais aderentes] e a conseguir adapta-me à situação. Consegui o melhor resultado na qualificação até à data. Amanhã vai ser uma corrida muito difícil, mas estamos preparados”, afirmou o piloto da Kalex.

Por último, o italiano da KTM, Romano Fenati, conseguiu a pole em Moto3, deixando para trás o líder do mundial, Brad Binder. 

Sugerir correcção
Comentar