Doroteia Peixoto e Luís Mendes ganham em Barcelos

Continua por definir o elenco que vai representar Portugal nos Europeus da especialidade, que decorrerão em Itália.

Foto
DR

Teve lugar neste domingo a segunda edição do Corta-Mato de Barcelos, organizado pelo clube Amigos da Montanha e pela Associação de Atletismo de Braga, e que era uma de três provas qualificativas para a definição da selecção nacional que estará presente nos Europeus da especialidade, que se realizam em Chia, Itália, a 11 de Dezembro.

As provas foram muito pouco participadas e os resultados não sugerem qualquer definição concreta das selecções. Doroteia Peixoto, em representação do clube organizador, foi a vencedora feminina, fazendo os 6km de prova em 22m27s, para acabar com enorme vantagem sobre Catarina Gonçalves (Sporting — 24m13s) e Carla Sofia (Maia AC — 25m13s). Doroteia é hoje, porém, cada vez mais uma maratonista e não é provável que o crosse europeu seja a sua aposta mais visível.

Já no sector masculino, em 8km, triunfou Luís Mendes, do Maia AC, com 26m08s, seguido de Luís Saraiva (SC Braga — 26m24s) e Bruno Silva (Águias Alvelos — 26m44s).

Na perspectiva do certame de Chia, bem mais significativa foi a corrida feminina das sub-23, que Sónia Ferreira (UD Várzea — 22m34s em 6 km), que já está pré-seleccionada para os Europeus, venceu, adiante de outra candidata à equipa lusa, Silvana Dias (22m38s), também um produto do Várzea, clube de Felgueiras, e que agora milita no Benfica.

Nos sub-23 masculinos venceu André Pereira (26m00s em 8km), um atleta do Benfica nascido no Porto e que também está pré-seleccionado para os Europeus, um segundo adiante do colega de clube Hugo Ganchas, tendo ambos sido mais rápidos que os melhores seniores.

Neste domingo, também se disputou o conceituado Crosse de Atapuerca (Burgos), em Espanha, o país que tem o melhor circuito internacional da especialidade. No lado masculino, em 9km, impôs-se Aweke Ayalew, atleta do Barhein de origem etíope, com 25m05s, adiante de Timothy Toroitich, do Uganda, com o mesmo tempo, e de Imane Merga, etíope campeão mundial de crosse em 2011 (25m12s). Nas mulheres, em 8km, o triunfo foi para a etíope Sembere Teferi, a quinta melhor do mundo em 5000m no ano de 2016, com 24m48s, adiante das quenianas Agnes Jebet Tirop (24m52s) e Alice Aprot (24m58s).

Excelente nível teve a maratona feminina de Saitama, também neste domingo corrida no Japão. A queniana Flomena Cheyech Daniel, veterana de 34 anos de idade, venceu com 2h23m18s, marca que a coloca no 14.º lugar da lista mundial, depois de uma escapadela aos 25km de prova. Seguiram-se a etíope Amane Gobena (2h25m58s) e outra queniana, Monica Jepkoech (2h28m56s). Flomena detém um recorde pessoal de 2h22m44s, obtido com o triunfo na maratona de Paris na Primavera de 2014.

Sugerir correcção
Comentar