Domínio da Volkswagen e muito público no arranque do Rali de Portugal

Norueguês Andreas Mikkelsen venceu superespecial de Lousada e é o primeiro líder da prova portuguesa

Foto
Sébastien Ogier arrancou o Rali de Portugal com o segundo melhor tempo na superespecial da Lousada FRANCISCO LEONG/AFP

O Rali de Portugal arrancou com um aroma norueguês na pista de Ralicross da Costilha, Lousada, palco da superespecial de abertura da quinta prova do campeonato mundial (WRC), que marcou o regresso da competição ao Norte do país. O protagonista do dia foi o jovem Andreas Mikkelsen, terceiro piloto da Volkswagen (VW), que superou os seus companheiros de equipa nos 3,360km cronometrados, liderando um pódio provisório totalmente preenchido pela equipa alemã.

A procissão do rali português ainda vai no adro, mas, pela amostra do primeiro dia, promete corresponder às expectativas dos organizadores no que ao público diz respeito. A etapa de Lousada teve casa cheia e os pilotos gostaram do espectáculo nas bancadas. E houve até quem procurasse já conquistar o apoio dos espectadores para os próximos dias, como foi o caso do belga Thierry Neuville, que correu com uma bandeira portuguesa nas traseiras do seu Hyundai.

Mas a grande sensação do dia foi mesmo o jovem norueguês Mikkelsen, de 25 anos. Já o tinha sido na parte da manhã, durante o shakedown (uma espécie de prólogo do evento), realizado em Paredes, num traçado junto ao kartódromo de Baltar, onde foi o mais rápido, remetendo mais uma vez para a segunda e terceira posições os seus companheiros de equipa, o francês bicampeão e actual líder da classificação, Sébastien Ogier, e o finlandês Jari-Matti Latvala, que está a ter um arranque de temporada para esquecer.

Foto

Depois de ter conquistado três terceiros lugares nas primeiras provas do ano (só não pontuou na última prova, disputada na Argentina), que lhe renderam, para já, a terceira posição na classificação geral, Mikkelsen parece querer um pouco mais em Portugal. E tem um trunfo para o despique em terras nacionais que pode ser valioso: pela primeira vez nesta época corre com a mesma versão do VW Polo que já tinham os seus dois colegas desde o início da época. “Não posso entender por que razão não tive este carro antes”, exclamou no final da sessão de Paredes.
Transportou depois o entusiasmo para Lousada e cumpriu a superespecial em menos 0,5s do que Ogier, o seu principal perseguidor. Sorridente, ainda dentro do veículo, elogiou este arranque do Rali de Portugal: “Bela especial de abertura, com muita gente a assistir.”

Se o dia correu bem ao norueguês, correu ainda melhor à VW, que tem os seus três pilotos na frente da corrida, como que a compensar o ocaso ocorrido no Rali da Argentina, onde Mikkelsen e Latvala desistiram e Ogier foi apenas 17.º.

Um desportista eclético
Apontado há alguns anos como uma das grandes esperanças do WRC, Mikkelsen só começou a confirmar as expectativas na temporada passada, quando terminou o campeonato na terceira posição.

Com um passado ligado ao desporto, Andreas integrou a equipa norueguesa júnior de esqui alpino e de motocross. Mas seriam os automóveis a captar a sua preferência a partir dos 17 anos, altura em que obteve a licença de condução no Reino Unido e começou a competir em provas de rali neste país. Estreou-se no WRC, em 2006, no Rali da Grã-Bretanha, e, dois anos depois, passaria a ser treinado pelo finlandês Marcus Grönholm, bicampeão mundial de ralis, que seria fundamental para o seu desenvolvimento como piloto.

Se o dia de Mikkelsen foi perfeito, o do seu compatriota Mads Ostberg, segundo classificado na geral do Mundial, foi literalmente acidentado. Logo no shakedown matinal capotou o seu Citroën a alta velocidade, mas acabou por sair ileso do susto, tal como o seu co-piloto. A equipa conseguiu reparar os danos no veículo para a superespecial de Lousada, acabando com um modesto sétimo melhor tempo, a 2,3s do líder.

As emoções do Rali de Portugal prosseguem nesta sexta-feira, agora a doer, com a primeira das três jornadas da prova, que prevê mais seis especiais em disputa, num total de 128,7km cronometrados.

Sugerir correcção
Comentar