Domínio completo do Benfica nos Nacionais de crosse longo

Rui Pinto e Ana Dulce Félix dominaram a competição em masculinos e femininos.

Foto
Ana Dulce Félix foi a melhor na competição feminina DR

O Benfica teve um domínio completo em mais uma edição dos Campeonatos de Portugal de crosse longo, que se disputaram em Almeirim, neste domingo, obtendo os triunfos individuais e colectivos nas corridas principais, para seniores, que se disputaram em conjunto com os das faixas etárias mais jovens.

Rui Pinto, que já havia ganho há duas semanas o crosse curto nacional, impôs-se no lado masculino, o que aconteceu pela primeira vez na sua carreira, sucedendo a Manuel Damião, que tinha ganho as três edições precedentes e, desta feita, foi o grande ausente da competição. Ana Dulce Félix, por seu lado, obteve o sexto título consecutivo nas mulheres, e as equipas, para as quais contavam os quatro melhores elementos, superaram em ambos os casos as do Sporting.

Na corrida masculina, Rui Pinto teve em Licínio Pimentel, a competir como individual, o seu adversário mais próximo, até bem perto do fim dos 12km de prova, mas acabaria por escapar-lhe para vencer com 35m34s, contra 35m40s. Rui Pedro Silva, também do Benfica, fechou o pódio (35m46s) e a equipa "encarnada" colocou os outros dois atletas que pontuavam colectivamente no quinto (Ricardo Ribas – 35m55s) e sétimo (Alberto Paulo – 36m06s) lugares, somando assim 16 pontos para o título colectivo, contra 44 do Sporting e 49 do Maia AC. Já o Sporting teve em Hermano Ferreira o seu melhor classificado, no sexto posto, com o tempo final de 35m58s.

Quanto a Dulce Félix, à entrada para a última volta ao percurso ainda seguia atrás de Sara Moreira, que se estreou pelo Sporting neste certame, mas acabaria por passar a sua concorrente directa para terminar com 25m21s para 8km de prova, e com 13 segundos de vantagem sobre a terceira classificada da última maratona de Nova Iorque.

Com Catarina Ribeiro na terceira posição (26m44s), mais a triatleta Vanessa Fernandes logo a seguir (26m59s) e tendo Mónica Silva sido sexta (27m14s), as "encarnadas" chegaram a um título que já não ganhavam desde 1990, totalizando 14 pontos, contra 23 do Sporting e 64 da Adercus. Leonor Carneiro, também no seu primeiro ano em Alavalade, foi a segunda melhor do Sporting, em quinta com 27m03s.

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar