Diop “dançou” contra o racismo

Farto de ouvir gritos de macacos nas bancadas, jogador do Levante decidiu reagir.

Foto
Diop (atrás) e Koke durante o jogo de domingo Heino Kalis / Reuters

À primeira vista poderá ter parecido uma provocação, mas a “dança” de Pape Diop em frente aos adeptos do Atlético de Madrid, depois da vitória do Levante neste domingo, foi mais um grito de revolta.

“Chamaram-me macaco e eu dancei e imitei um macaco”, explicou o médio senegalês. “Não tenho nada contra os adeptos do Atlético, é apenas uma parte dos adeptos. Fazem-me isso em muitos estádios”, contou Diop, citado pelo El País.

Tudo aconteceu nos instantes finais da partida de domingo. Diop preparava-se para marcar um pontapé de canto, mas o árbitro deu por encerrado o encontro. O senegalês atira a bola para o ar e começa a dançar perto da bancada onde se encontravam os adeptos colchoneros.

De seguida, alguns jogadores do Atlético vieram impedir Diop de continuar a provocação e acabaram por ser Diego Costa e Simeone a acalmar o jogador do Levante.

“Não sei se é racismo ou falta de respeito, mas isto tem de acabar”, disse Pape Diop.

Na última jornada, o jogador do Barcelona, Dani Alves, quis demonstrar a sua condenação do racismo no futebol e comeu uma banana que lhe foi atirada durante o jogo frente ao Villarreal. O gesto deu início a uma campanha de consciencialização a nível mundial durante a última semana.

Sugerir correcção
Comentar