Dínamo Kiev acabou com as ilusões do Rio Ave em 25 minutos

Os ucranianos foram claramente superiores à equipa vila-condense e garantiram os três pontos com um triunfo por 0-3.

Foto
AFP

Depois de ultrapassar de forma meritória duas pré-eliminatórias da Liga Europa, o Rio Ave estreou-se na fase de grupos da competição com expectativas elevadas e Pedro Martins, treinador dos vila-condenses, pressentia mais “uma grande noite europeia” para um dos actuais líderes do campeonato português. No entanto, as ilusões do Rio Ave na 1.ª jornada do Grupo J da Liga Europa duraram pouco. Em Vila do Conde, com dois golos nos primeiros 25 minutos, o Dínamo Kiev não deixou dúvidas sobre a sua superioridade e no final o triunfo ucraniano (0-3) não mereceu contestação.

O jogo confirmou que os milhões e o currículo fazem quase sempre a diferença. Com uma equipa muito experiente nos palcos europeus e com qualidade suficiente no plantel para prescindir de Miguel Veloso a titular, o Dínamo de Kiev, treinado por Serhiy Rebrov abdicou de uma das suas armas preferidas (o contra-ataque) e desde o primeiro minuto que assumiu o controlo do jogo.

Conhecedores da inexperiência do rival, os ucranianos apostaram em resolver rapidamente a questão e com Andriy Yarmolenko no comando, arrumaram a questão num ápice. Aos 20’, o capitão do Dínamo Kiev, com a classe que lhe é reconhecida, rematou em arco de fora da área e bateu pela primeira vez Cássio. Cinco minutos depois, foi a vez do franco-marroquino Younès Belhanda rematar de fora da área e fazer o segundo golo da partida.

Com um duelo frente ao rival Shakhtar Donetsk agendado para o início da próxima semana, o Dínamo tirou o pé do acelerador e começou a gerir o jogo. Sem Hassan, que surpreendentemente ficou sentado no banco, o Rio Ave mostrava-se, no entanto, sem argumentos ofensivos e apenas após o intervalo, com o vento a favor da equipa de Vila do Conde, a bola começou a rondar com algum perigo a baliza defendida por Rybka.

Uma ameaça de Tarantini ainda fez os adeptos vila-condenses acreditarem, mas pouco depois de Miguel Veloso entrar em campo, o Dínamo acabou com as dúvidas: aos 70’, Belhanda rematou de fora da área, Cássio não segurou e Artem Kravets, o melhor marcador da equipa de Kiev no campeonato, fixou o resultado final.

Sugerir correcção
Comentar