Dibaba ganhou, o recorde da légua tremeu mas não caiu

Portuguesa Sara Moreira desistiu da corrida dos 5000 metros.

Foto
Dibaba em acção em Paris KENZO TRIBOUILLARD/AFP

A Liga Diamante regressou neste sábado com um dos seus mais anunciados meetings, o de Paris, e mais uma vez a acção num Stade de France completamente cheio não desiludiu. Estava anunciado como principal cabeça de cartaz o primeiro embate a sério, desde que ascenderam à liderança do meio fundo, entre as etíopes Almaz Ayana e Genzebe Dibaba, na procura do recorde mundial dos 5000m, e esse embate ocorreu, mostrando-se desde logo um clássico a rever no futuro. Mas o recorde não caiu, primeiro porque a lebre inicial - a ucraniana Tverdostup - foi incompetente e depois porque Ayana não tem ainda bem a noção do ritmo necessário para conseguir tal feito.

Irritada com um primeiro quilómetro seis segundos mais lento do que deveria ter sido, ela desgastou-se logo de seguida com sucessivas mudanças de andamento na frente da corrida e à entrada da volta final uma mais experiente Genzebe Dibaba atacou de modo definitivo para ganhar com larga vantagem. A etíope marcou na meta 14m15,43s, apesar de tudo um novo máximo pessoal, marca que ficou a quatro segundos do recorde mundial da sua irmã Tirunesh, fixado em 14m11,15s, enquanto Almaz Ayana finalizava com 14m21,97s, neste caso longe da sua melhor marca do ano, de 14m14,32s. A portuguesa Sara Moreira esteve nesta corrida louca da légua, mas acabaria por desistir.

As duas portuguesas da reunião actuaram no triplo salto, que foi como habitualmente ganho pela colombiana Caterine Ibargüen, ao atingir 14,87m. Susana Costa acabou em sétima com 13,95m, Patrícia Mamona, a regressar à competição após pequena lesão, apenas 11.ª com 13,73m.

O meeting acabou com a corrida de 100m masculina e esta teve a ver com Portugal também, de forma indirecta. O veterano da Jamaica Asafa Powell venceu com o excelente registo de 9,81s e no segundo lugar, graças a um final de corrida poderosíssimo, o francês Jimmy Vicaut bateu o recorde nacional, e com 9,86s igualou o recorde europeu obtido por Francis Obikwelu nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Dramática foi também a prova dos 3000m obstáculos, com o campeão americano Evan Jager a entrar isolado na recta da meta para um tempo abaixo dos oito minutos, mas a cair após o último obstáculo. Isto rendeu a vitória ao queniano Jairus Birech, com 7m58,83s, Jager ainda bateu o recorde nacional por 4 segundos, com 8m00,45.

Sugerir correcção
Comentar