Depois dos assobios, a Taça do Rei não saiu de Camp Nou

Barcelona vence competição pela 27.ª vez, com um triunfo sobre o Athletic Bilbau. Messi voltou a estar em grande.

Foto
Mais uma grande noite de Messi em Camp Nou ANDER GILLENEA/AFP

Já era mais que esperado. Quando tocou o hino de Espanha, com o Rei Felipe VI na bancada, o Camp Nou uniu-se num enorme assobio, na única vez em que os adeptos de Barcelona e Athletic Bilbau se uniram na final da Taça do Rei. A partir do primeiro segundo de jogo, voltaram a ser inimigos e, no final, foram os catalães a celebrar a conquista do troféu pela 27.ª vez na sua história, com um triunfo por 3-1 sobre a formação basca.

Assegurado o título de campeão espanhol e a Taça, o Barça está no bom caminho para repetir o triplo êxito de 2009 com Pep Guardiola, bastando-lhe, para que tal aconteça, vencer a final da Liga dos Campeões no próximo sábado, em Berlim, frente à Juventus.

Quem tem uma linha atacante composta por Messi, Neymar e Suárez arrisca-se, de facto, a ganhar tudo e os números deste trio passaram a ser recorde depois desta final. Com os dois golos de Messi e um de Neymar, o tridente conhecido como o MSN já marcou 120 golos na presente época, o que é um novo recorde em Espanha para três jogadores da mesma equipa — ultrapassa os 118 de Ronaldo, Bale e Benzema no Real Madrid. O triunfo começou com estilo, logo aos 20’. Com a bola colada ao pé, Messi fintou meia equipa do Athletic e fez o 1-0.

No jogo em que Xavi se despediu de Camp Nou, a superioridade catalã nunca esteve em causa e, aos 37’, teve maior expressão. Circulação de bola, passe para Suárez e o uruguaio faz o passe perfeito para Neymar encostar. O terceiro só apareceu na segunda parte, aos 74’, em mais uma excelente jogada do Barcelona. Dani Alves faz o cruzamento e Messi o golo.

A formação basca ainda conseguiu reduzir, por Iñaki Williams, aos 80’, mas foi insuficiente para acabar com a seca de três décadas do Bilbau na Taça — é a segunda equipa com mais conquistas (23), mas já não ganha desde 1984.

Sugerir correcção
Comentar