Deixar para trás a derrota no derby com a passagem aos oitavos-de-final

Vitória no Cazaquistão põe o Benfica nos “oitavos” da Champions. Primeiro lugar no Grupo C depende do resultado do outro jogo.

Foto
Benfica motivado no Cazaquistão Shamil Zhumatov/Reuters

O Benfica tem urgência em esquecer a derrota frente ao Sporting, a terceira da temporada em outros tantos duelos com o ex-treinador Jorge Jesus, a contar para a Taça de Portugal. Os “encarnados” foram batidos em Alvalade por 2-1, após prolongamento, mas o treinador Rui Vitória acredita que o sabor amargo desse resultado negativo pode ser amenizado com o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O emblema da Luz viajou mais de 6000 quilómetros até ao Cazaquistão, onde hoje defronta o Astana (15h, SP-TV1), e garantirá um lugar na próxima fase da principal competição europeia se vencer. Em caso de vitória do Benfica, e se no outro jogo do Grupo C o Atlético de Madrid não vencer o Galatasaray, os “encarnados” asseguram também o primeiro lugar. O empate também pode servir ao Benfica, se em Madrid houver empate ou um triunfo do Atlético de Madrid.

“Queremos que a motivação nesta competição se sobreponha aquilo que não foi tão agradável. Com a adversidade vêm-se as equipas. É um jogo completamente diferente, num contexto diferente e no qual queremos selar essa passagem aos oitavos-de-final. Uma das coisas boas da nossa equipa é que as competições sucedem-se e tem já um jogo de grande importância, grande motivação, uma jornada muito importante”, apontou Rui Vitória em conferência de imprensa.

A presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões vale um prémio monetário de 5,5 milhões de euros, mas para que esse montante entre nos cofres da Luz a equipa de Rui Vitória precisa de superar o Astana. Os estreantes cazaques, a primeira equipa daquele país a disputar a fase de grupos da Champions, conseguiram ainda não perder em casa: não só empataram com Galatasaray (2-2) e Atlético de Madrid (0-0), como somaram vitórias nos jogos caseiros disputados nas pré-eliminatórias e play-off de acesso à mais importante competição europeia de clubes.

“Tivemos dificuldades [frente ao Astana] na Luz, mas vencemos por 2-0. As outras equipas também tiveram dificuldades aqui. O Astana é uma equipa com boa capacidade física e organização colectiva”, resumiu Rui Vitória, que não pode contar, entre outros, com o castigado Gaitán e o lesionado Luisão. Nada que tire o sono ao treinador “encarnado”: “Os jogadores têm dado uma resposta cabal. Não me preocupo muito com os que não estão, porque quem vai entrar vai dar conta do recado. Temos um lote alargado de jogadores para precaver essas situações. Tivemos três operações que não queríamos, é verdade, mas não estou aqui para me lamentar. Amanhã [hoje] as soluções darão conta do recado.”

À hora do jogo a temperatura em Astana deverá estar próxima (ou mesmo abaixo) dos zero graus. O treinador Stanimir Stoilov, que no fim-de-semana viu a sua equipa perder na final da Taça do Cazaquistão diante do Kairat Almaty, deseja que essa não seja a única dificuldade que o Benfica vai enfrentar: “Após a derrota no derby contra o Sporting, o Benfica ficou contra a parede, mas isso também lhes dará uma motivação extra. Espero um grande apoio dos nossos adeptos, porque se estivermos todos juntos temos mais possibilidades de ganhar. O nosso estádio é a nossa casa e o nosso castelo, devemos procurar sempre chegar à vitória aqui, mesmo contra as melhores equipas da Europa”, vincou o técnico búlgaro, que enquanto jogador passou por Portugal, tendo representado o Campomaiorense.

Sugerir correcção
Comentar