Croácia afasta França e abre caminho para novo campeão mundial

Palmarés da selecção gaulesa foi insuficiente para garantir um lugar nas meias-finais do campeonato do mundo de andebol que se disputa em Saragoça, Espanha.

Fotogaleria
Marko Djurica/Reuters
Fotogaleria
Marko Djurica/Reuters
Fotogaleria
Marko Djurica/Reuters

Nos últimos 12 anos, a França nunca tinha falhado uma meia-final de um Mundial de andebol, mas o confronto com a Croácia no torneio que está a decorrer em Espanha mudou a história. A nação bicampeã mundial e detentora do titulo olímpico vai mais cedo para casa depois de perder com a Croácia (30-23).

"Temos de aprender a admitir a derrota", declarou  Cédric Sorhaindo, pivô da equipa francesa, no fim do encontro disputado no Pavilhão Príncipe Felipe, em Saragoça. "Não digo que não tivemos as nossas armas, mas a eficiência não estava lá", analisou o atleta nascido na Martinica e que ganhou quatro títulos com a selecção francesa (Mundial em 2009 e 2011, Europeu em 2010 e torneio olímpico em 2012).

A prestação francesa já tinha sido tremida na ronda anterior, com uma magra vitória sobre a Islândia. Agora, com a Croácia – um dos eternos favoritos ao título –, acabou mesmo por se render, com uma diferença de sete golos. Mesmo assim, a equipa comandada por Claude Onesta foi mais longe do que no Europeu do ano passado, que foi um fiasco para os campeões mundiais (11.º lugar num torneio ganho pela Dinamarca).

"Faltou-nos eficácia e objectividade, faltou-nos ritmo e muitas coisas para sermos capazes de dificultar a vida a uma equipa croata que jogou em plena euforia praticamente desde o início", avaliou o seleccionador francês.

Além da Croácia, passaram às meias-finais a Dinamarca, a Espanha e a Eslovénia. Os espanhóis bateram a Alemanha (28-24), ao passo que os eslovenos derrotaram a Rússia (28-27). A Dinamarca superou a Hungria (28-26) e agora vai discutir o acesso à final com a Croácia.

Sugerir correcção
Comentar