“Família Silva” nos convocados da selecção nacional. Ronaldo fica de fora

Fernando Santos chamou 24 jogadores para os duelos com Gibraltar e Suíça.

Foto
Pepe e Cristiano Ronaldo durante o treino da selecção portuguesa em Israel JACK GUEZ/afp

André Silva é a principal novidade da lista de convocados para o duplo compromisso da selecção nacional, frente a Gibraltar (amigável) e Suíça (qualificação Mundial 2018).

O seleccionador Fernando Santos chamou ainda a restante “família Silva” – Bernardo, Adrien e Rafa Silva –, bem como João Cancelo e Neto.

A primeira convocatória de Portugal, após o título europeu, não tem grandes alterações relativamente aos 23 que trouxeram o “caneco” de França. Cristiano Ronaldo é um dos ausentes, devido a lesão, bem como Vieirinha e Ricardo Carvalho. Estando numa fase embrionária da temporada, o seleccionador nacional explicou que o critério de escolha dos atletas se baseou em jogadores que estejam a treinar nos seus clubes, mas que "daqui a um mês, com mais jogos e as competições a decorrerem, o critério vai ser outro".

André Silva é mesmo o grande destaque desta convocatória. O avançado do FC Porto teve uma ascensão meteórica, no final da temporada passada, mas não o suficiente para garantir um lugar nos 23 que foram ao Euro 2016. Agora, depois de um início de época fulgurante, em que se assumiu como uma das figuras dos “dragões”, André Silva estreia-se nos convocados da selecção principal de Portugal e dividirá as despesas do ataque com Éder, o herói de Paris.

Relativamente ao jovem avançado, Fernando Santos garantiu que já o tinha referenciado há muito tempo e entendeu que "era importante ele vir agora à seleção nacional". 

Para o lugar de Cristiano Ronaldo, Fernando Santos chamou Bernardo Silva, que era dado como certo nos 23 que iriam a França, mas que ficou de fora, devido a uma lesão de última hora.

João Cancelo substitui Vieirinha e recebe o “prémio” por um percurso no Valência que o fixou como uma das figuras da equipa espanhola e um dos melhores laterais do campeonato do país vizinho.

Já o central Neto, do Zenit, ocupa a vaga deixada por Ricardo Carvalho que, depois de ter terminado o contrato com o Mónaco, ainda não encontrou clube para 2016/17.

Por fim, nota para as chamadas de Eliseu e Renato Sanches. O primeiro ainda não jogou pelo Benfica, nesta época, e tem sido suplente de Grimaldo. Já o segundo tem estado lesionado e talvez as dúvidas em relação ao estado físico do jogador do Bayern tenham levado o seleccionador nacional a chamar 24 jogadores, em vez de 23.

Portugal defronta a selecção de Gibraltar, num jogo particular, no Estádio do Bessa, a 1 de Setembro, e a Suíça, na qualificação para o Mundial 2018, em Basileia, a 6 de Setembro.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo.
Defesas: João Cancelo, Cédric, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Neto, Raphael Guerreiro e Eliseu.
Médios: William Carvalho, Danilo, João Moutinho, Adrien, André Gomes, João Mário e Renato Sanches
Extremos: Nani, Quaresma, Rafa e Bernardo Silva
Avançados: André Silva e Éder

Sugerir correcção
Comentar