Cristiano Ronaldo é o único português candidato à Bola de Ouro

Nomeações conhecidas na noite em que o avançado do Real Madrid foi eleito jogador do ano em Espanha.

Foto
Nesta época, Cristiano Ronaldo já leva 16 golos em oito jogos em Espanha AFP/DANI POZO

Cristiano Ronaldo é o único jogador português candidato à Bola de Ouro 2014, numa lista que inclui 23 dos principais futebolistas a actuar no futebol europeu e que foi divulgada na madrugada desta terça-feira no site da revista francesa France Football.

Os espanhóis do Real Madrid e os alemães do Bayern de Munique, com seis candidatos cada, são os clubes que colocam mais jogadores na lista aos principais prémios individuais da FIFA. No Real Madrid, além de Cristiano Ronaldo, são também candidatos Gareth Bale, Karin Benzema, Toni Kroos, Sérgio Ramos e James Rodriguez; já os bávaros treinados pelo espanhol Pep Guardiola colocam na lista cinco jogadores que foram campeões do Mundo no Brasil — Mario Gotze, Philipp Lahm, Thomas Muller, Manuel Neuer, Bastian Schweinsteiger — e ainda o holandês Arjen Robben.

O Barcelona tem quatro jogadores na lista, com Lionel Messi à cabeça, seguindo-se Andres Iniesta, Javier Mascherano e Neymar. O Chelsea de José Mourinho apresenta Diego Costa, Thibaut Courtois e Eden Hazard. Angel Di Maria (Manchester United), Yaya Touré (Manchester City), Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) e Paul Pogba (Juventus) completam a lista de 23 nomes.

A lista da France Football foi conhecida poucas horas depois de Cristiano Ronaldo ter arrebatado três dos mais cobiçados prémios da Liga Espanhola: melhor jogador do último campeonato, melhor avançado e autor do golo da temporada, apontado no passado mês de Maio frente ao Valência em partida disputada em Madrid e que acabou empatada a dois golos. Até hoje, Cristiano Ronaldo tinha recebido um único prémio da Liga de Futebol Profissional em seis temporadas em Espanha.

Mourinho na lista dos treinadores
Nos candidatos da France Football a treinador do ano, José Mourinho volta a ser o único português na lista, onde estão também nomes como Carlo Ancelotti, do Real Madrid, ou Louis Van Gaal, do Manchester United.

A lista inclui três treinadores de selecções — Jürgen Klinsmann, seleccionador norte-americano; Joachim Löw, seleccionador alemão que se sagrou campeão do Mundo no Brasil 2014; e Alejandro Sabella, seleccionador argentino — e sete treinadores de clubes. Além de José Mourinho, Ancelotti ou Van Gaal, a lista integra ainda Antonio Conte (Juventus), Pep Guardiola (Bayern de Munique), Manuel Pellegrini (Manchester City) e Diego Simeone (Atlético de Madrid). Os vencedores serão anunciados no próximo mês de Janeiro. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 3 comentários