Costa-riquenhos protestam com a FIFA e viram costas ao jogo

Adeptos pedem a repetição da partida com os EUA, jogada debaixo de neve.

Foto
Em protesto contra a FIFA Juan Carlos Ulate/Reuters

Ainda está demasiado fresca na memória dos adeptos costa-riquenhos a lembrança do jogo que a selecção nacional disputou com os EUA, no apuramento para o Mundial 2014. A partida disputada na passada sexta-feira em Commerce City, no estado do Colorado, decorreu com temperaturas negativas e sob forte nevão, que afectou a visibilidade, tapou as marcações do relvado e dificultou o controlo da bola.

Na recepção à Jamaica, os milhares de adeptos que no Estádio Nacional de San José decidiram virar as costas ao relvado, em protesto contra a FIFA e contra a decisão de não repetir o jogo entre a Costa Rica e os EUA. Centenas de cartazes e letreiros com escritos como “FIFA corrupta”, Fomos USAdos”, “Blatter, vamos jogar futebol ou fazer negócios” e “Exigimos justiça, que se repita o jogo” apareceram nas bancadas do estádio, no dia em que a FIFA decidiu validar o encontro, alegando que o protesto da Costa Rica não tinha cumprido os requisitos formais previstos no regulamento.

Quando a bandeira da FIFA entrou em campo, todas as camisolas vermelhas dos adeptos da Costa Rica viraram costas e não faltaram gestos obscenos e insultos contra a autoridade máxima do futebol mundial. “Esta é a reacção de um povo maltratado que quer muito ao futebol”, disse um popular comentador num canal de televisão local quando as câmaras captaram o momento dos protestos.

Sugerir correcção
Comentar