Costa do Marfim segue em frente, Guiné e Mali esperam pelo sorteio

Os marfinenses venceram os Camarões e garantiram primeiro lugar do Grupo D; as duas restantes selecções ficaram empatadas no segundo lugar.

Foto
Jogadores da Costa do Marfim celebram o golo que rendeu o primeiro lugar no Grupo D ISSOUF SANOGO/AFP

Ninguém arriscaria prognósticos para a última jornada do Grupo D da Taça Africana das Nações (CAN), face ao empate perfeito na classificação das quatro selecções envolvidas. E acabou por ser a Costa do Marfim a definir parte da tabela, após vencer os Camarões, por 1-0, esta quarta-feira. Já no outro encontro, Guiné Conacri e Mali terminaram com 1-1 no marcador e será um sorteio a definir, esta quinta-feira, qual irá passar aos quartos-de-final da prova organizada pela Guiné Equatorial.

Com o médio do Nacional da Madeira Boubacar Fofana como titular, a Guiné Conacri foi a primeira equipa a marcar nesta ultima jornada da fase de grupos da CAN. Uma mão na bola na área do Mali foi sancionada com um penálti, que Kevin Constant se encarregou de marcar, aos 15’. Uma vantagem que poderia ter sido anulada no minuto seguinte, quando um novo penálti foi assinalado, desta vez na área guineense, mas que Keita (jogador da Roma de Itália) cobrou de forma displicente, permitindo a defesa de Moussa Yattara.

Entretanto, na outra partida, a Costa do Marfim precisou de mais 20’ para também inaugurar o marcador, num golo que seria decisivo para a esta selecção garantir o primeiro lugar do grupo. O atacante Max-Alain Gradel, que representa os franceses do Saint-Étienne, acabou por ser a figura do lance e do encontro, com um grande remate de fora da área a entrar junto ao poste direito da baliza adversária, aos 35’.

Os Camarões procuraram reagir e teriam como protagonista no ataque Edgar Salli, avançado da Académica de Coimbra (emprestado pelo Mónaco). Mas o jogador, de 22 anos, não seria feliz nas duas excelentes oportunidades que dispôs no primeiro tempo, aos 36’ e 45’. Esta última terá deixado particularmente frustrado o seu treinador que trocou Salli pelo portista Vincent Aboubakar ao intervalo.

O período de descanso fez particularmente bem ao Mali na outra partida, que chegou ao empate logo no início do reatamento (47’), com um desvio de cabeça de Maiga, que estava sozinho no segundo poste da baliza da Guiné Conacri. A partir daqui, a preocupação das duas selecções passou mais por não perder do que por procurar vencer o encontro. Como tal, o resultado não sofreu alterações, o que provocou que ambos os países ocupem o segundo lugar da classificação, igualados em todos os itens. As regras mandam que seja agora um sorteio a definir qual irá defrontar o Gana nos quartos-de-final.

Já a Costa do Marfim conseguiu conter os Camarões no segundo tempo, em que foram muito escassas as oportunidades de golo. Como tal, garantiu o comando do Grupo D e irá enfrentar a Argélia na fase seguinte. Ambos os encontros terão lugar no próximo domingo.

Sugerir correcção
Comentar