Como Portas, Passos, Jesus, a Sr.ª de Fátima e Lomba podem ajudar a ganhar o caneco

Crónica "Passe de Letra", outra forma de olhar para o Mundial.

Não falta alimento para o corpo dos nossos briosos futebolistas que vão defender as cores nacionais no Mundial do Brasil. Vai bacalhau a pataco, enchidos variados, orelhas e outras partes do bicho, queijos e marmeladas. Não será por falta de comida da terrinha que os nossos não vão marcar golos.

A Federação Portuguesa de Futebol parece, porém, ter esquecido o alimento para o espírito. Ou o elemento motivacional fundamental. Aquilo que nos pode fazer maiores do que o Adamastor. Vencer os cabos da boa ou da má esperança. Aqui ficam, pois, algumas sugestões para motivar os responsáveis dos nossos maiores do pontapé na bola.

Fundamental: uma gravação áudio do discurso da saída irrevogável de Paulo Portas a passar permanentemente nos elevadores do hotel da selecção. Para que tenham sempre presente que, no futebol como na política, não há impossíveis, nem goleadas que não possam ser transformadas em vitórias. Que o descaramento (ambição em futebolês) pode ser uma arma. E no elevador porquê? Para que não esqueçam que o que desce também sobe (o inverso também é verdade, mas essa é uma verdade para o CDS reflectir). De vez em quando pode também passar o áudio de Passos Coelho em campanha eleitoral a jurar que nunca cortará nos salários nem nos subsídios. Só de vez em quando, não vá a rapaziada entrar em guerra por um aumento dos prémios para compensar os cortes.

Um best of áudio das declarações de Jorge Jesus ao longo da época 2013-2014 a passar no ginásio para que os jogadores se sintam uns intelectuais da bola, já que, com os penteados que usam, nunca ninguém os tomará por tal. A auto-estima é importante.

Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que os acompanhará sempre. No verso, a explicação: segundo a igreja, acabou com o comunismo; de acordo com Paulo Portas, impediu que o crude da tragédia da Galiza chegasse a Portugal e, como acreditam Aníbal e Maria Cavaco Silva, a Santa amparou o país na difícil sétima avaliação da troika. Pode acompanhar a imagem a seguinte frase: "Vai buscar, ó braços abertos do Corcovado: nunca chegarás aos pés da mãe". Para quem fez tais milagres, uma Copa do Mundo é "penares".

Por fim, um passatempo. Colocar em cada quarto um cartaz com a cara do secretário de Estado Pedro Lomba, acompanhada da seguinte pergunta: "Quem é este?" Quem se aproximar da verdade ("ninguém" não vale) ganha uma Bimby no final da Copa. Importante é nunca dizer aos jogadores que a Bimby é um aparelho de cozinha.

Força, rapazes! O caneco é nosso!

Sugerir correcção
Comentar