Comissários devolvem segundo lugar da geral a Ruben Faria

Piloto português beneficia da penalização de 15 minutos aplicada a Cyril Despres.

Foto
Ruben Faria mais perto da liderança do Dakar Frederic Le Floc’h/AFP

O português Ruben Faria (KTM) subiu ao segundo lugar da classificação geral de motos do Rali Dakar 2013, após a penalização de 15 minutos ao seu “chefe de fila” Cyril Despres, devido à troca de motor durante a sétima etapa.

Neste domingo, dia em que se cumpre descanso na caravana da prova rainha do todo-o-terreno, Faria subiu um lugar na classificação geral, beneficiando da descida do seu companheiro de equipa, que caiu para quinto da geral, a 24m26s do líder, o francês David Casteu (Yamaha).

Segundo a classificação publicada no sítio oficial da prova, Faria está agora a 11m16s de Casteu, depois de a organização ter penalizado Despres, o grande favorito à vitória em motos no Dakar, por ter trocado de motor durante a sétima etapa, considerada a “maratona”.

Este penalização já tinha sido tornada pública no sábado, e a classificação oficial na página do Dakar até já tinha colocado Faria no segundo lugar da geral. Mas, depois, a informação foi corrigida e os 15 minutos de castigo a Despres desapareceram. Os comissários confirmaram agora a penalização.

A oitava etapa do Dakar, disputada sábado, foi encurtada para as motos para uma especial de apenas 150 quilómetros cronometrados, em vez dos 491 previstos.

O piloto francês Guerlain Chicherit (SMG) foi o vencedor da oitava etapa do Dakar na categoria de automóveis, segundo deliberação dos comissários e depois dos problemas causados pela chuva, que só deixaram quatro carros terminar.

Chicherit terminou com 4m02s de vantagem sobre o argentino Orlando Terranova (BMW), segundo, 5m17s face ao norte-americano Robby Gordon (Hummer), terceiro, e 12m15s em relação ao francês Stéphane Peterhansel (Mini), quarto.

Seguindo o regulamento, e tendo em conta que apenas quatro carros completaram os 183 quilómetros da tirada, os comissários decidiram atribuir a todos os restantes concorrentes o mesmo tempo de Peterhansel, o líder da geral, que gastou 2h07m21s.
 

Sugerir correcção
Comentar