Começou uma nova era para os LA Clippers

Depois do escândalo de teor racista, Donald Sterling saiu oficialmente de cena. Steve Ballmer abre os cordões à bolsa e promete empenho.

Foto

Depois de quatro meses de controvérsia e de procedimentos judiciais, os Los Angeles Clippers entraram nesta terça-feira numa nova era, com a oficialização da entrada de Steve Ballmer no clube. O novo dono da equipa sucede a Donald Sterling, que sai de cena pela porta dos fundos.

Num breve comunicado de cinco linhas, a NBA põe uma pedra sobre um assunto que chocou o mundo do basquetebol, em plenos play-offs da época 2013-14: "A operação através da qual Steve Ballmer se tornou o proprietário dos Clippers foi oficializada depois de um tribunal californiano ter autorizado Shelly Sterling, em nome da fundação familiar, a proceder à venda da equipa". Na base desta operação esteve a divulgação de uma conversa entre o empresário e ex-dono do clube Donald Sterling e a sua assistente, na qual foram tecidos comentários racistas.

Esse incidente custou-lhe uma suspensão vitalícia imposta pelo comissário da NBA, uma multa de 2,5 milhões de dólares e a ameaça de perda do controlo do clube, que nesta terça-feira acabou por se concretizar. Mas não sem antes Sterling ter contestado na justiça a sua demissão da direcção da holding familiar, proprietária do clube californiano. O braço-de-ferro jurídico acabaria por ficar decidido quando o juiz Michael Levanas declarou não ter encontrado "nenhuma prova de complot" contra o queixoso, autorizando a venda.

Quem aproveitou a ocasião foi Steve Ballmer, antigo número um do gigante informático Microsoft, que chegou a acordo com a mulher de Sterling para a aquisição dos Clippers por um montante recorde: 1,5 mil milhões de euros. "Estou orgulhoso de estar na direcção desta equipa. Os adeptos do Clippers são incríveis, têm sido fiéis à equipa mesmo nos períodos difíceis e tudo vou fazer para que este magnífico treinador e estes grandes jogadores triunfem em campo", prometeu o empresário. O técnico da equipa também se congratulou com a mudança: "É um novo começo incrível para nós", assinalou Doc Rivers.

Sugerir correcção
Comentar