Começa no Bonfim o reinado de Júlio César na baliza do Benfica

Guarda-redes brasileiro deve estrear-se nesta sexta-feira no "onze" dos "encarnados" frente ao Vitória de Setúbal.

Foto
Júlio César, da baliza do Brasil para a baliza do Benfica Marcelo Regua/Reuters

Vinte e cinco dias depois de ter sido anunciado como reforço do Benfica, Júlio César deverá hoje cumprir, no Bonfim, o seu primeiro jogo como dono da baliza dos “encarnados”. Depois de Artur ter sido o titular nas três primeiras jornadas, o internacional brasileiro deverá ser, assim, a escolha de Jorge Jesus para o “onze” que o Benfica apresentará de início frente ao Vitória de Setúbal, no jogo que abre a quarta ronda da liga portuguesa. Tudo dependerá, segundo Jorge Jesus, da condição física do veterano guarda-redes.

“Se ele estiver nas condições físicas exigíveis, pode ir a jogo. Se não estiver, fica a ver os outros a jogar”, dizia anteontem o técnico “encarnado” sobre o único guarda-redes que o Benfica contratou no mercado de Verão. O internacional brasileiro, que esteve no último Mundial do Brasil, já esteve no banco dos “encarnados” no jogo frente ao Sporting há duas semanas e viu o seu compatriota Artur cometer um erro grave que acabaria por dar o golo do empate aos “leões”.

Se Júlio César está a caminho da titularidade, o mesmo não deverá acontecer com os outros dois mais recentes reforços do Benfica, o grego Samaris e o italiano Cristante. Por serem jogadores de campo, Jesus entende que ainda não estão totalmente identificados com o estilo da equipa para poderem jogar, pelo que a sua utilização ainda não será para já. “A partir do momento em que sentir que estão perto das ideias da equipa, é natural que tenham mais possibilidades de serem lançados no ‘onze’”, defende Jesus.

Esta será a sexta vez que Jorge Jesus vai ao Bonfim como treinador do Benfica. O técnico “encarnado” tem um registo muito favorável nos últimos cinco confrontos com os sadinos, com apenas um empate (1-1) logo na primeira época no banco “encarnado”. Em 2012-13, alcançou o triunfo mais expressivo destas cinco visitas, um 0-5. Jesus terá, desta vez, pela frente, um treinador que lhe costuma criar problemas. Em 13 confrontos com Domingos Paciência, Jesus venceu cinco, empatou quatro e perdeu outros quatro.

Jonas a caminho
Quem estará na iminência de se tornar jogador do Benfica é Jonas, avançado brasileiro de 30 anos que estava sem clube depois de ter sido dispensado do Valência. Ismael Oliveira, pai do jogador, dizia ontem ao Maisfutebol Jonas já tinha viajado para Lisboa para assinar contrato com os “encarnados”, que terá a duração de duas temporadas. Mas a contratação do avançado ainda não tinha sido oficializada pelo Benfica até à hora do fecho desta edição.

Jonas irá, assim, compor o leque de avançados à disposição de Jorge Jesus, que perdeu, no último defeso, Rodrigo e Cardozo. Internacional brasileiro por oito ocasiões, Jonas Gonçalves Oliveira começou por destacar-se no Guarani em 2005, passando depois por Santos, Grémio e Portuguesa antes de chegar ao futebol europeu em 2011, tendo o Valência como destino. Em quatro temporadas no clube valenciano marcou 51 golos, mas não entrava nos planos de Nuno Espírito Santo para a nova temporada.

Sugerir correcção
Comentar