CMVM pede esclarecimentos urgentes a Benfica e Sporting

Em causa notícias sobre a transferência de Jorge Jesus da Luz para Alvalade.

Foto
Jorge Jesus terá um acordo com o Sporting Duarte Costa/AFP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu na manhã desta quinta-feira esclarecimentos urgentes às sociedades anónimas desportivas (SAD) de Benfica e Sporting por causa das notícias que dão conta da transferência de Jorge Jesus da Luz para Alvalade, disse ao PÚBLICO fonte oficial da CMVM.

O regulador do mercado de capitais deu até ao final do dia de hoje para os clubes explicarem se há novidades nas suas equipas técnicas, uma vez que foram publicadas várias notícias a dar conta da mudança de Jorge Jesus para o Sporting e da contratação de Rui Vitória, actual técnico do V. Guimarães, para o Benfica.

Oficialmente, nenhum dos clubes confirmou as transferências, embora o director de comunicação do Benfica, João Gabriel, tenha comentado as notícias no Twitter: "Sou grato a Jesus! Para o ano vamos ter treinador comprometido com o Benfica e não apenas com o seu ego e conta bancária", escreveu João Gabriel, acrescentando: "Sou grato a Jesus pela ingratidão que revelou. Mostrou que merecíamos mudar!".

Nas últimas semanas e dias, a imprensa desportiva foi dando conta do interesse do Sporting na contratação de Jorge Jesus, cujo contrato com o Benfica termina agora, e na quarta-feira à noite o Diário de Notícias avançou que Bruno Carvalho e Jorge Jesus tinham chegado a um acordo para três anos.

Como sociedades cotadas em bolsas, as SAD de Benfica e Sporting são obrigadas a comunicar ao mercado informação relevante, como, por exemplo, as contratações de jogadores e treinadores.

Pelas 13h10, as acções do Sporting subiam 9,8% para 0,560 euros e as do Benfica caíam 1,8% para 1,29 euros.

Uma vez recebidas as explicações de Benfica e Sporting, a CMVM analisará se houve algum incumprimento no dever de prestação de informação. No passado, o supervisor já aplicou multas por falta de informação (correcta ou atempada).

O Sporting, por outro lado, terá de resolver a situação de Marco Silva, treinador que tem contrato com o clube por mais três anos.

Jorge Jesus passou seis épocas na Luz e nas últimas semanas arrastaram-se as negociações sobre uma eventual renovação do contrato do técnico, que ganhava cerca de quatro milhões de euros brutos por ano. Segundo a imprensa, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, estaria interessado em renovar o vínculo, mas com uma redução salarial, algo que Jesus não aceitou.

Uma das grandes questões é precisamente saber o valor do salário de Jesus em Alvalade e como vai o Sporting encontrar fundos numa altura em que está sob vigilância da UEFA, por causa das regras do fair play financeiro, que obrigam os clubes a ter resultados financeiros equilibrados.

A TSF adianta que Jesus receberá um prémio de assinatura de cinco milhões de euros, enquanto vários jornais apontam para um salário anual de seis milhões de euros brutos, numa operação financeira apoiada pelo empresário angolano Álvaro Sobrinho e por patrocinadores da Guiné Equatorial.

Através da empresa Holdimo, Sobrinho, ex-presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), detém 29,8% da SAD do Sporting, faltando perceber se este apoio significará um incremento da sua participação.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários